qui, 10 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Prefeita eleita apresenta o seu secretariado

Entregando a primeira promessa de campanha, Ana Tarouco (DEM) cumpre com o primeiro escalão de técnicos

A prefeita eleita de Sant’Ana do Livramento, Ana Tarouco (DEM) e o seu vice, Evandro Gutebier (Republicanos), apresentaram, nesta quarta-feira (16), o secretariado do novo governo.  Alguns nomes já adiantados pelo Jornal A Plateia na semana passada foram confirmados em uma cerimônia no plenário da Câmara Municipal.

Ao total, serão 11 pastas e duas autarquias: a Procuradoria Geral do Município, ligada ao gabinete da Prefeita; Administração; Geral de Governo; Planejamento e Meio Ambiente; Fazenda; Educação; Obras; Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Saúde; Assistência e Inclusão Social; Trânsito Transporte e Mobilidade Urbana; Departamento de Água e Esgotos; e Sistema de Previdência Municipal.

Pelo menos, cinco pastas que existem atualmente passam a ser aglutinadas em secretarias já existentes, como é o caso da Cultura; Turismo; Serviços Urbanos; Desenvolvimento Econômico; e Habitação.

OS NOMES

Na Procuradoria Geral do Município o comando será do advogado Felipe Vaz; na Secretaria de Administração, Matheus Medina; na Secretário Geral de Governo, o vice-prefeito Evandro Gutebier; na Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, Celina Martinez; na Secretaria da Fazenda, Gisela Alvarez; na Secretaria da Educação, Sandra Pontes da Silva; na Secretaria de Obras, Dilmar Rodrigues; na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Machado Braz; na Secretaria de Saúde, Caroline Alves Gomes; na Secretaria de Assistência e Inclusão Social, Gabriela Fernandes; na Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana José Carlos Afonso Serpa; e no Departamento de Água e Esgotos (DAE), Izabel da Cunha Alvarez. O Sisprem ainda não tem nome definido.

PRIMEIRA PÁGINA

Para a prefeita eleita, esse primeiro ato é um alívio. “Viramos uma outra página pós-eleição. Foi uma escolha pensada, calculada e difícil. A partir de agora a gente começa a pensar em outras questões, muito embora a transição ainda esteja acontecendo e a gente também tá se dedicando à temática de contrato e continuidade do serviço público. Agradeço ao Evandro. Acho que construímos muito bem a coligação”, afirmou Tarouco.

Prefeita Eleita, Ana Tarouco (DEM) (Foto: Marcelo Pinto/AP)

Para o vice-prefeito, que assume a Secretaria Geral, o principal foco é o diálogo construtivo. “E isso passa pela Câmara de Vereadores. Nós sabemos que aqui não somos maioria, mas temos 17 vereadores que representam a nossa comunidade. Esse entendimento eu tenho, até por ser um vereador. Vamos procurar atender a demanda vinda da Câmara, tendo um diálogo”, destacou Evandro.

TRANSIÇÃO

Alguns secretários afirmaram que foram convidados às vésperas do anúncio. Para esses, o trabalho de transição começa nesta quinta-feira (17). O trabalho coordenado pelo futuro procurador geral, Felipe Vaz, deve continuar pelos próximos 15 dias para que o governo comece a tomar nota das prioridades da gestão.

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade. Então é inadmissível que o governo Lula possa ter a pachorra de dizer que foram pegos de surpresa… Ora, o Brasil não tem uma embaixada nos EUA? O Brasil não tem uma ABIN? Em verdade, o Brasil do governo Lula III, conspirou abertamente contra o

General Hamilton Mourão através do Instagram

O vídeo divulgado pelas redes oficiais do governo Lula, em que áreas da Ucrânia são anexadas à Rússia, viola por completo o equilíbrio que sempre pautou a diplomacia brasileira. O conteúdo deixa claro como o governo de turno “enxerga” as relações internacionais. Alguém deve alertar o presidente Lula da máxima: um país não tem amigos, mas interesses.