sex, 11 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Órgãos do Brasil e do Uruguai farão a primeira pesquisa sobre a Covid-19 na Fronteira

Trabalho será realizado em Sant’Ana do Livramento e Rivera por meio de testes sorológicos
Momento en que realizan el hisopado (Foto: Marcelo Pinto/AP)

Pesquisadores de, pelo menos, oito órgãos do Brasil e do Uruguai iniciam uma pesquisa em fevereiro de 2021 com o objetivo de conhecer a proporção de pessoas que já foram infectadas com o novo coronavírus SARS-CoV-2 e avaliar o impacto sócio-sanitário das medidas de emergência na população fronteiriça de Sant’Ana do Livramento e Rivera. Será a primeira pesquisa sobre a Covid-19 em zona de Fronteira. A apresentação pública do projeto acontece nesta quarta-feira (16), às 10 horas da manhã, no Intituto Tecnológico Rivera (ITR) Norte da Universidade Tecnológica do Uruguai (UTEC).

De carácter voluntário, o estudo reunirá instituições governamentais e de pesquisa dos dois países, tais como: Ministério da Saúde Pública do Uruguai, pesquisadores da Universidad de la República (UDELAR), Institut Pasteur de Montevideo, UTEC, IFSul, Uergs, Unipampa e investigadores independentes.

O estudo selecionará uma amostra estatística de pessoas maiores de 18 anos, de ambos os sexos que queiram livremente participar da pesquisa. Até o mês de fevereiro, ocorrerá uma campanha para convidar os interessados em realizar o teste sorológico. Os profissionais de saúde, instituições e pesquisadores de cada país conduzirão as pesquisas em seu território e depois analisarão os dados obtidos de forma conjunta e relacional.

Ao todo, serão realizados os levantamentos por 20 dias, após a ideia é se ter a real situação do número de infectados com SARS-CoV-2 na Fronteira, com características dos sintomas da doença e a quantidade de pessoas assintomáticas. Além disto, será possível conhecer melhor as consequências que as medidas de controle da pandemia produziram na saúde global e as condições socioeconômicas das cidades gêmeas.

Foto: Marcelo Pinto/AP

Todo pronto para la asunción de Richard Sander como intendente de Rivera

El acto protocolar se realizará en el Teatro Municipal de Rivera En la jornada de este jueves 10 de julio se llevará a cabo el cambio de mando de la intendencia departamental de Rivera, dónde el actual intendente Arquitecto, José Mazzoni, dejará su lugar al intendente electo, Contador Richard Sander. El acto protocolar se llevará a cabo a partir de