qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Morre aos 44 anos o programador santanense Ronaldo Maciel

Radicado em Curitiba, Maciel foi vítima da Covid-19

Na manhã desta terça-feira (15) foi comunicado o falecimento do programador santanense Ronaldo Maciel, de 44 anos, vítima da Covid-19. Ao longo de sua vida, foi responsável pela criação de importantes softwares de automação de rádio e TV. Desde criança autodidata, Maciel já demonstrava interesse pela tecnologia, principalmente pelo seu desenvolvimento. Era entusiasta de rádio amador e música. Ainda jovem, morando ao lado da rádio Maratan AM, era frequentador assíduo dos bastidores da rádio, o que o levou a desenvolver a primeira versão do seu software de automação da emissora.

Pouco tempo depois, aperfeiçoou seus conhecimentos e foi convidado para integrar a equipe de técnicos da Radiobrás, em Brasília. Na Capital Federal, já com o programa Rádio Vision ganhando espaço em diversas rádios brasileiras, decidiu dedicar-se apenas ao suporte do seu software. Anos depois, em Sant’Ana do Livramento, mais precisamente na RCC FM, foi o responsável por modernizar o sistema de operação da emissora.

Ainda junto ao Grupo A Plateia, participou da primeira transmissão do desfile de 20 de setembro em imagens pela internet, evento que marcou a idealização e criação da TV A Plateia. Após esse marco, o programador desenvolveu softwares para a automação do novo veículo santanense que, consequentemente, resultou na criação do Provedor A Plateia que, inicialmente, surgiu para suprir a demanda de conexão em qualquer ponto da cidade, favorecendo assim, transmissões como desfiles e eventos.

Atualmente, morava com a família em Curitiba, no Paraná, onde, além de prestar os seus serviços na área de informática, também estava à frente da Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra. Maciel deixa esposa e três filhos.

 

O Grupo A Plateia presta a sua homenagem a Ronaldo Maciel, carinhosamente conhecido como Presidente da TV A Plateia. Neste momento de tristeza e perda, nos despedimos não só do brilhante profissional, mas também do grande amigo, pois “Ronaldinho” era um ser humano incrível. Com certeza, uma perda irreparável em nossas vidas. À família, os nossos profundos sentimentos. 

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con