qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

DENÚNCIA: Caminhão da Prefeitura continua desaparecido

Pedido de informações já foi protocolado e caso pode resultar em improbidade administrativa ao governo de Ico Charopen

*Imagem ilustrativa (Foto: Marcelo Pinto/AP)

Há poucos dias o vereador Maurício Galo del Fabro (PROGRESSISTAS) protocolou um pedido de informações ao Executivo Municipal. O motivo, descobrir o paradeiro de um caminhão da Prefeitura. De acordo com o vereador, uma denúncia foi encaminhada ao seu gabinete, com a alegação de que o caminhão teria sido apreendido pelas autoridades de trânsito e encaminhado a um depósito de veículos em outro município. “Nós sabemos que o depósito é em Rosário do Sul, quando não tem lugar aqui, e já foi transferido pra lá há um bom tempo”, explicou o vereador.

Galo del Fabro disse que já repassou a demanda à Prefeitura através de um ofício. “Não adianta nós irmos, nos deslocarmos, darmos mais prejuízos ao erário público, que já está fadado ao prejuízo.[…] Encaminhei esse pedido de informação solicitando cópia do histórico veicular do caminhão, em qual secretaria do município está lotado, qual a secretaria competente para apurar a data do ocorrido, desde quando está lá”. Ainda de acordo com o edil, além do veículo estar apreendido e, portanto, fora de serviço, ainda há prejuízo por conta das diárias que são cobradas pelo Detran. “Nós estamos esperando até findar a gestão da atual administração que nos mande o pedido de informação. Espero que seja respondido. Esse pedido foi encaminhado dia 7 de dezembro, eu não recebi ainda (alguma resposta), eles têm 15 dias e vou aguardar nesse período”, afirmou.

Segundo o vereador, caso não obtenha resposta dentro do prazo estipulado, deve encaminhar o caso ao Ministério Público para que as devidas providências sejam adotadas. “Poderá gerar improbidade administrativa, mesmo estando findando a sua administração, até porque essa é a linha mais correta que nós temos. Nós vereadores”, pontuou.

CONTRAPONTO

A Reportagem do jornal A Plateia procurou o Secretário Geral de Governo, Ricardo Dutra, para obter uma declaração oficial do governo, mas, até o fechamento desta publicação, não foi possível o contato através do telefone.

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con