qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Equipe Javali no Pampa representa Brasil em seminário internacional

O evento reuniu de forma virtual lideranças de diversos países para discutir a problemática do javali

Que o javali é uma praga que tem devastado lavouras, matado rebanhos de ovinos e causado diversos problemas ao meio ambiente já é de conhecimento de todos nós. Inúmeros são os relatos de ataques desses animais, divulgação e vídeos que circulam pelas redes sociais demostrando a ferocidade dessa espécie que é originária do continente europeu, mas que hoje está introduzida em praticamente todo o planeta.
Por ser um animal que se adapta muito bem a qualquer ambiente e bioma, ele tem se multiplicado rapidamente fazendo com que a sua erradicação total seja praticamente impossível, com isso é necessário que se desenvolvam estratégias que diminuíam o seu impacto e que possibilitem aos produtores rurais continuarem produzindo.
No Rio Grande do Sul, o javali, segundo estudos, foi introduzido pelo Uruguai com a finalidade de ser tornar um animal de caça. Com um estilo de vida livre ele acabou se esparramando trazendo sérios problemas para toda a região. Em Sant’Ana do Livramento, a cadeia produtiva mais afetada ao longo dos anos foi a ovinocultura onde produtores praticamente abandonaram a atividade por conta dos ataques aos rebanhos.
Pois foi justamente este o tema da palestra do médico veterinário La Hire Mendina que faz parte da Equipe Javali no Pampa durante a realização do IV Seminário Internacional del Jabalí promovido pela Universidad del Uruguay, do Cenur Noroeste, com sede em Rivera e que ocorreu de forma totalmente virtual nos dias 3 e 4 de dezembro com a participação de representantes da Espanha, Alemanha, Uruguai, Argentina e Brasil. O objetivo foi a troca de conhecimento.
No evento foi apresentado pela Equipe Javali no Pampa, as técnicas de mitigação de danos que estão sendo realizadas por produtores na região que são: a utilização de armadilhas com ceva; cercamento elétrico; busca ativa com cães; utilização de cães pastores integrados ao rebanho; e outras. “Nós apresentamos os resultados do nosso trabalho aos participantes. São técnicas que já estão sendo realizadas e apresentando um bom desempenho. Embora elas são sejam uma ciência exata, pois depende muito de vários fatores, entre eles o ambiente onde são inseridas. No nosso caso o objetivo é demostrar ao ovinocultor que com as metodologias certas é possível manter a atividade produtiva”, destacou.

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con