seg, 16 de junho de 2025

Variedades Digital | 14 e 15.06.25

Nem 50% dos eleitores votaram até agora

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 150 milhões de eleitores estão aptos a ir às urnas nas 95 mil seções eleitorais no Brasil. Devido à pandemia, o esperado é que ocorram abstenções expressivas em todas as regiões, apesar do plano de segurança montado pelo TSE.

Em 2016, 18.525 de santanenses deixaram de votar – o que representou 25,34% do total de cidadãos aptos a participar da escolha dos seus representantes. Até o fechamento desta matéria, menos de 50% de eleitores haviam ido às urnas.

Neste ano, pesquisas internas dos partidos, e avaliações dos ministros do TSE, têm apontado que o número de faltosos pode atingir mais de 30% dos eleitores brasileiros.

Apesar de toda essa preocupação, é importante mencionar que todas as providências estão sendo tomadas para evitar contágios durante a votação. A Justiça Eleitoral vem adotando todas as medidas possíveis para garantir a segurança dos eleitores, mesários, fiscais partidários, candidatos e demais envolvidos no processo de votação.

General Hamilton Mourão através do X (sntigo Twitter)

“A última barbaridade do governo do PT foi querer que o STF impeça o acesso do povo brasileiro à justiça! Agora, após o vergonhoso caso do roubo no INSS, Lula busca judicializar a questão, querendo impedir que as vítimas possam pedir indenizações por danos morais, justa reparação por crimes que ocorreram dentro de uma instituição controlada pelo governo. Vítimas são

Deputado Afonso Hamm realiza reunião técnica com Farsul e Fetag sobre PL da Securitização

  O deputado federal Afonso Hamm iniciou nesta segunda-feira (16) uma série de reuniões técnicas para a elaboração do relatório do Projeto de Lei (PL) 5122/2023, que trata da securitização das dívidas rurais. Na última semana, Hamm assumiu a relatoria da proposta na Câmara dos Deputados. O projeto já está com regime de urgência aprovado para apreciação no plenário. A