sáb, 26 de abril de 2025

Variedades Digital | 19 e 20.04.25

PF utilizará drones para fiscalizar irregularidades no dia das eleições

Neste domingo (15), mais um pleito municipal se aproxima. Mesmo em meio à uma pandemia, um grande número de pessoas é esperado em diversos pontos de Sant’Ana do Livramento. Além dos cuidados sanitários contra o Coronavírus, uma grande operação de repressão a crimes eleitorais está prevista pela Polícia Federal (PF). O foco da ação é coibir crimes como boca de urna, compra de votos e transporte irregular de eleitores.
Para isso, além do efetivo, a PF conta com mais um grande aliado, a vigilância através de drones. De acordo com a Superintendência do órgão, ao todo, mais de cem aeronaves não tripuladas serão empregadas nesta ação em diferentes cidades do País. Através da fiscalização por via aérea, será possível identificar pessoas, veículos e até compra de votos.
Ainda segundo a PF, os drones utilizados possuem câmeras de alta resolução, capazes de realizar fotos e vídeos. Com o apoio das aeronaves, será possível evitar abordagens desnecessárias presencialmente, desta forma reduzindo a exposição dos agentes, bem como coletar provas de maneira discreta. O órgão trabalhará em conjunto com a Justiça Eleitoral e também com o Ministério Público na fiscalização de denúncias repassadas.
Sobre o método de atuação, Juliano Tabajara, responsável pelo setor de comunicação social da Superintendência Regional do Rio Grande do Sul explica: “É feito um estudo, uma avaliação das principais zonas eleitorais, dos principais locais. Eventualmente, se houver alguma informação de inteligência, isso será aproveitado”. No último dia 27 de outubro, os agentes de Sant’Ana do Livramento realizaram um treinamento com as aeronaves que teve como cenário as instalações do antigo frigorífico Swift Armour, onde receberam instruções e colocaram em prática os ensinamentos.

Punição exemplar para dar um basta à violência contra as mulheres

Por Patrícia Alba Se a punição severa é a única maneira de frear os crimes contra as mulheres, quando se trata de uma autoridade, como o primeiro mandatário de uma grande cidade como Viamão, a sociedade saúda e aplaude a decisão da Justiça. O prefeito Rafael Bortoletti foi condenado pelo Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da

Nota à Imprensa — Prisão Fernando Collor

A prisão do ex-presidente Fernando Collor, determinada pelo Supremo Tribunal Federal, representa uma decisão correta e justa no âmbito do devido processo legal e da punição de agentes públicos envolvidos em corrupção. Trata-se de um desfecho que respeitou todos os trâmites jurídicos e garantias constitucionais: foram observados os prazos processuais, assegurado o pleno direito de defesa e seguidas as etapas