sáb, 14 de junho de 2025

Variedades Digital | 14 e 15.06.25

A maioria dos casos de abuso infantil ocorrem no centro, diz Conselho Tutelar

*Imagem ilustrativa

Nesta semana, o Conselho Tutelar divulgou os dados referentes aos seus atendimentos no primeiro semestre de 2020 em Sant’Ana do Livramento. Um dos números que mais chamam a atenção é o de casos de violência sexual envolvendo menores de idade. Ao todo foram 15 ocorrências do tipo em apenas seis meses, o que confere uma média de mais de dois casos por mês. Também através do levantamento, é possível saber as regiões da cidade onde os casos foram registrados com mais frequência, neste caso, no primeiro semestre, foi a região central.

De acordo com o Coordenador do Conselho, Romário Coelho, os dados são bastante prejudicados por uma série de fatores, um deles é a falta de informação. “A maioria foi no centro porque o centro chegou até nós. No bairro, a situação não chega até nós. A questão da informação, da divulgação, é importante”, comenta. Questionado sobre o quanto a pandemia do novo Coronavírus influenciou no aumento do número de casos desse tipo, Coelho diz que o momento também contribui, mas não é o único. “Às vezes sim e às vezes não. […] Com certeza tem mais casos, só que eles são tapados e não chegam até o Conselho. A pandemia é mais um dos fatores que também influencia. […] A escola, que é o primeiro contato, onde as professoras percebem mudança do comportamento, não está funcionando, então não tem a questão da visão. O abuso acontece com pandemia ou sem pandemia.

 

 

 

A prisão injusta do General Braga Netto, mantida há quase seis meses, sem nenhum tipo de condenação e baseada em acusações frágeis, tem que acabar! Se, até mesmo, a imprensa reconhece que tal restrição de liberdade é descabida, o que falta para soltá-lo? Braga Netto não é, nem nunca foi, ameaça para a democracia.

Mourão surpreende novamente e sobe o tom pedindo nova decisão de Moraes

Os advogados do general Braga Netto pediram ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a soltura do ex-ministro do governo de Jair Bolsonaro. O pedido foi feito após o militar prestar depoimento ao STF. Braga Netto negou as acusações. “Diante de todo o exposto, ratificando os pedidos já submetidos a esse STF e especialmente diante da atual