dom, 7 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Operação Cem Libras desarticula organização criminosa com mandados em Livramento

A Polícia Federal deflagra, na data de hoje (09/11), a Operação Cem Libras, para desestruturar organização criminosa dedicada ao tráfico interestadual e internacional de drogas, principalmente na zona sul do Rio Grande do Sul e para o Uruguai.

São cumpridos 9 mandados de prisão e 23 de busca e apreensão nos municípios de Pelotas, Rio Grande, Santana do Livramento e Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, e em São José e Itapema, em Santa Catarina. Também são cumpridas ordens judiciais para bloqueio de contas bancárias e o sequestro de veículos, com o objetivo de descapitalizar a organização criminosa.

As investigações, iniciadas em fevereiro deste ano, revelaram que o grupo trazia cocaína e maconha do Paraguai para o Brasil através da região de Ponta Porã/MS, transportava a droga até a grande Florianópolis e posteriormente movimentava o entorpecente em remessas regulares para a região de Pelotas, Rio Grande e Bagé.

Ao longo deste ano, foram realizadas apreensões e prisões de pessoas transportando drogas nas cidades de Pelotas, Rio Grande, Bagé, Porto Alegre, Florianópolis e Guaira/PR. Também foram interceptadas remessas de dinheiro em Florianópolis, Porto Alegre e Irati, no Paraná. Ao todo, foram 18 apreensões relacionadas a operação de hoje. As apreensões realizadas na fase investigativa da Operação Cem Libras totalizaram 753 mil reais, 10 mil dólares, 236,7 quilos de cocaína, 5,3 mil quilos de maconha, 43,5 quilos de skunk e duas carretas utilizadas no transporte dos entorpecentes. Essas ações contaram com a cooperação da Polícia Rodoviária Federal, da Brigada Militar, da Polícia Civil do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

ERRATA

A foto anteriormente veiculada, de uma viatura da Polícia Federal dentro do Frigorífico Swift Armour acidentalmente foi adicionada a matéria. A imagem foi realizada durante um treinamento e o Frigorífico não possui qualquer tipo de envolvimento neste caso publicado acima.

Oposição alerta: Brasil não é Irã e não pode seguir rumo à corrida nuclear

A Oposição recebe com enorme preocupação e indignação a declaração feita pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, de que o Brasil “pode precisar de defesa nuclear, caso o mundo continue como está”. O Brasil é signatário do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares (TNP) e, ao longo de décadas, construiu uma posição internacional sólida de utilizar a energia