qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Guia eleitoral produzido na UFRGS faz apologia para ativistas e autores de esquerda

Deputado Jerônimo Goergen formalizou denúncia ao Ministério Público Eleitoral e pediu informações ao Ministério da Educação

Odeputado federal Jerônimo Goergen (Progressistas-RS) formalizou, nesta sexta-feira (30), denúncia ao Ministério Público Eleitoral do Rio Grande do Sul (Protocolo: 01413.002.343/2020) contra uma publicação eletrônica publicada na página do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS no Facebook. Intitulado “Mini Guia: Eleições 2020”, o material faz parte do “Projeto Contraponto: Debatendo Política na Escola”, projeto de extensão da universidade que “busca construir condições de diálogo e de participação política com os estudantes de escolas públicas de Porto Alegre e Região Metropolitana”, segundo a definição dos seus autores.
Na avaliação de Jerônimo, trata-se de mais uma publicação com viés ideológico de esquerda. “O material, aparentemente inofensivo e meramente informativo, traz as noções básicas sobre nosso sistema político e eleitoral, a importância do voto e o papel de prefeitos e vereadores. Até aí tudo bem. A surpresa fica guardada para o final, com a indicação de uma lista de livros e canais para assistir, todos eles escolhidos a dedo. A velha da doutrinação silenciosa para captar os corações e mentes de nossos estudantes para um sistema político jurássico e falido”, critica o parlamentar.
Entre as dicas do guia eleitoral produzido na UFRGS, destaque para o canal “Chavoso da USP”, um rapper que aparece falando sobre política com livros e pôsteres de Karl Marx e Lênin ao fundo. Outro link remete ao Canal da Jout Jout, influencer digital que explora temas do feminismo. A lista também traz a indicação de leitura do livro “Sintomas Mórbidos: a encruzilhada da esquerda brasileira”, de Sabrina Fernandes, que se apresenta como socióloga, feminista e uma das youtubers mais radicais à esquerda nas redes. “Um guia eleitoral precisa ser isento do ponto de vista ideológico. E esse material não tem nada de isenção. E, ao que parece, foi produzido dentro de uma instituição pública federal, ou seja, custeada pelos impostos de todos os cidadãos”. O deputado também encaminhou ofício ao Ministério da Educação, para que pasta analise o material e tome as devidas providências.
Confira o material produzido na UFRGS e os conteúdos indicados aos estudantes das escolas públicas de Porto Alegre e Região Metropolitana.

Mini guia Eleições 2020: shorturl.at/hEXY0
Canal do Chavoso da USP: https://www.youtube.com/watch?v=QhgtS2Xi9Uo
Canal da JoutJout: https://www.youtube.com/user/joutjoutprazer

OFÍCIO – EDUCAÇÃO – DOUTRINAÇÃO UFRGS – GUIA ELEITORAL

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con