dom, 19 de outubro de 2025

Variedades Digital | 18 e 19.10.25

Sudoeste e Itaquiense: 7 anos de uma união que transformou o Pampa Gaúcho

A união das cooperativas do Sicredi proporcionou que o Sicredi Pampa Gaúcho passasse de 800 milhões a 2,5 bilhões de recursos administrados em um curto espaço de tempo

“Unindo forças para multiplicar crescimento’, este foi o slogan utilizado nos materiais de expansão e que, hoje, traduz com maestria um importante capítulo que escreve a história do Sicredi Pampa Gaúcho”. O relato foi de Zeca Menezes, presidente do Sicredi Pampa Gaúcho, ao recordar o processo assemblear da união das cooperativas.

No dia 01 de novembro de 2013, em Assembleia Geral Extraordinária Conjunta, os associados das cooperativas Sicredi Sudoeste RS e Sicredi Itaqui RS aprovaram a união das cooperativas. “Em decorrência de um mercado financeiro cada vez mais competitivo, a exigência por ganhos de escala e eficiência, além da necessidade de adequação das cooperativas na época, pela Resolução a CMN/BACEN 3859/2010, oportunizou-se o desenvolvimento da região através da criação do Sicredi Pampa Gaúcho”, explica o presidente.

Passados sete anos, o Sicredi Pampa Gaúcho já pode ser considerado uma das maiores empresas de toda região, pois está presente em 10 municípios do Pampa Gaúcho, sendo eles: Alegrete, Cacequi, Itaqui, Maçambará, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Sant’Ana do Livramento, Uruguaiana e São Gabriel, com 12 agências. “Com a união e expansão do sistema cooperativo de crédito, no qual defendemos e levantamos a bandeira, a Cooperativa oportunizou a melhoria da qualidade de vida de muitos associados e da comunidade a que eles pertencem, já que tudo que captamos na nossa área de atuação, investimos no próprio desenvolvimento dos municípios”, segundo a avaliação do presidente.

O maior destaque dessa união se dá pelo significativo aumento de recursos administrados, uma vez que em novembro de 2013, eram 800 milhões e, atualmente, o Sicredi Pampa Gaúcho administra 2,5 bilhões e uma carteira de crédito superior a 1 bilhão de reais. “É um resultado muito satisfatório se comparado com outras empresas, pois obtivemos ganho em escala, melhoria de patrimônio e processos, redução de custos e diversos benefícios diretos para os nossos associados como, o aumento da capacidade de oferta de crédito e otimização das estruturas para melhor atendê-los”, ressalta o diretor executivo do Sicredi Pampa Gaúcho, Henrique Assis.

Para o Sicredi Pampa Gaúcho, a explanação de todo este orgulho é muito importante. “Só foi possível chegar até aqui porque há 7 anos, os nossos associados acreditaram no poder de fazer juntos, em defesa do cooperativismo de crédito e desenvolvimento da nossa região”, conclui o presidente da cooperativa.

Destaque no ‘Destinos RS’: Valorização dos profissionais de turismo em pauta

Destaque no ‘Destinos RS’: Valorização dos profissionais de turismo em pauta Porto Alegre, 17 de Outubro de 2025 — A valorização e o papel crucial dos profissionais que movem o setor de viagens e hospitalidade foram o centro das discussões no programa Destinos RS desta sexta-feira (17). O projeto “Valorizar para Transformar: Profissionais de Turismo em Ação” foi o tema

Briga entre duas mulheres termina em prisão

Na manhã deste sábado, 18 de outubro, por volta das 7h30, uma briga entre duas mulheres terminou em ocorrência policial registrada como lesão corporal em via pública, na Avenida João Goulart, região central de Santana do Livramento. De acordo com o boletim da Polícia Civil, a confusão teria começado ainda no interior de uma casa noturna da cidade, onde as