qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Bilhetagem Eletrônica encerra sua primeira semana de implementação com sucesso

Foto: Divulgação/STU

Está funcionando desde a última segunda-feira (26), o sistema de bilhetagem eletrônica nos ônibus que realizam o transporte coletivo em Livramento. Para o Sindicato das Empresas dos Transportes Rodoviários de Sant’Ana do Livramento (STU), a semana foi tranquila, pois o sistema de leitura dos bilhetes e a retirada dos mesmos ocorreram sem problemas. Único ponto relatado por alguns cobradores foi o posicionamento na leitura dos bilhetes, o que resultava na primeira leitura com imprecisão, fazendo com que o cobrador refizesse o procedimento, levando menos de um minuto para isso.
Para Niege do Amaral, responsável pela comunicação do STU, os primeiros dias trouxeram dados positivos e o sistema já pode ser considerado um sucesso: “Está tudo dando certo conforme o planejado. Mesmo com a pandemia que acabou adiando o início da operação com o sistema dos bilhetes eletrônicos, os treinamentos foram realizados de maneira remota e o sistema agora está trazendo mais comodidade para aqueles que utilizam o transporte público na cidade”, conta.
Já os usuários comentaram que os bilhetes proporcionam mais comodidade pois não é necessário ficar procurando dinheiro e nem se preocupar com ter o valor trocado. Os usuários isentos do pagamento ainda podem ocupar outro espaço do ônibus, passando a roleta, o que antes não era possível.

Existem ao todo, sete tipos de bilhetes:

Sênior: Contempla usuários que possuam direito constitucional assegurado às pessoas com mais de 65 anos de idade e livre acesso aos meios de transporte público coletivo. Segundo o Artigo 179 da Lei Municipal de Sant’Ana do Livramento, assegura as pessoas acima de 60 anos de idade ao passe livre sendo comprovadamente carente.
Isentos: É a modalidade identificada como Portadores de Necessidades Especiais (PNE) e PNE com Acompanhante que possibilita aos beneficiários livre acesso no transporte público urbano, mediante apresentação de laudo médico fornecido por um médico especialista onde contenha o CID (Código Internacional de Doenças) que esteja enquadrado no benefício para usufruir do acesso ao passe livre.
Aposentados: Modalidade para a venda antecipada de passagem, mediante pagamento de 50% do valor da tarifa vigente e realização do cadastro prévio no sistema com dados pessoais e registro de foto a ser impresso no cartão como identificação no uso pessoal e intransferível.
Vale transporte: É a modalidade de venda antecipada de passagens mediante o pagamento da tarifa comum pelo empregador ou empresa destinada a atender as necessidades de transporte de seus empregados. Após efetuar um breve cadastro pelo empregador através de uma conta gerada via internet, os empregados receberão seus cartões com créditos a serem usados em seus deslocamentos para o trabalho.
Estudante: Modalidade de venda antecipada de passagem mediante o pagamento de 40% do valor da tarifa vigente a ser utilizado para o deslocamento no trajeto residência – instituição de ensino e vice-versa, durante o ano letivo.
Cidadão: É a venda de créditos mediante prévio cadastramento no sistema do usuário com seus dados e registro de foto a ser impresso no cartão como identificação no uso pessoal e intransferível.
E o bilhete funcional: Destinado exclusivamente aos funcionários que exerçam trabalhos nas empresas prestadoras de serviço do transporte coletivo urbano para locomoção de suas residências ao trabalho e vise versa.
Vale destacar que os bilhetes são válidos para todas as empresas de ônibus, não sendo necessário um bilhete por empresa. O cartão possui custo de R$12 reais. Os créditos podem ser adquiridos através do site do STU: stulivramento.com.br ou presencialmente na rua Silveira Martins, 512.

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con