ter, 11 de fevereiro de 2025

Variedades Digital | 08 e 09.02.25

Celebrar o Halloween em escolas é a concretização do aprendizado do Idioma

Mariana Severo Alvarez – Docente de Idiomas Senac Santana do Livramento

No dia 31 de outubro é celebrado o Halloween nos Estados Unidos, tradição que também conquistou os brasileiros. No Brasil, as escolas de idiomas aproveitam a data para trabalhar o inglês de forma diferente com os estudantes. Brincadeiras e competições animam os alunos enquanto aprendem. Além disso, os professores também trabalham a origem da festa e explicam como é comemorada a data no exterior.

Datas comemorativas podem e devem ser exploradas não somente nas escolas de idiomas, mas também em todas as aulas de qualquer instituição, seja pública ou particular. A maioria das datas especiais é comemorada internacionalmente, neste contexto, os alunos podem comparar as diferenças culturais entre as comemorações. Toda instituição de ensino deve sempre buscar uma relação entre os eventos escolares produzidos e os temas abordados em sala de aula. Independentemente da comemoração que tenha sido escolhida, é sempre possível relacioná-la com o currículo escolar.

Halloween, Valentine’s Day, Saint Patrick’s Day, Thanksgiving… São datas importantes e agregam grandes oportunidades a experiências ofertadas à comunidade escolar. Nesse contexto, o professor apresenta um novo hábito cultural e através de uma situação real, ou seja, através da comemoração na escola ou sala de aula, explora conteúdos linguísticos, ou seja, a concretização do que foi ensinado em aula. Levar as datas comemorativas até a sala de aula também possibilita aos alunos experimentarem o uso da língua inglesa tanto escrita quanto falada, com emoção. Por exemplo, vestir fantasias, decorar a escola e criar presentes relacionados à data oferecem um cenário confortável e seguro para aluno.

Os eventos escolares também ajudam as crianças a se desenvolverem socialmente fora da sala de aula. Durante as comemorações — e antes, durante a preparação — os alunos se relacionam com outros. É valoroso expandir o círculo social das crianças e adolescentes. Os estudantes se relacionam também com outros docentes e funcionários da escola.

Quando um aluno se desenvolve culturalmente, se torna um adulto muito mais completo. É possível formar cidadãos críticos e responsáveis quando eles conhecem a história e a cultura de outros países também. Ainda é provável que esses estudantes se tornem pessoas mais criativas. Além da melhoria no relacionamento interpessoal e da autoconfiança.

Coletiva de imprensa da oposição – Alteração de local

Data: Terça-Feira (11), às 16h Local: Espaço do Servidor, em frente à liderança da oposição   Pautas: reunião com o ministro do TCU, João Augusto Nardes, sobre o Programa Pé-de-Meia; anistia 8 de Janeiro; Pacote Anti-Janja e escândalo das marmitas invisíveis.

Adoecimento no trabalho e a responsabilidade das empresas

Por Luiz Antonio Müller Marques A partir de 25 de maio, empresas brasileiras terão que avaliar e gerenciar os riscos psicossociais no ambiente de trabalho. A exigência faz parte da atualização da Norma Regulamentadora 1 (NR-1), que estabelece diretrizes sobre segurança e saúde ocupacional. Com a atualização, o gerenciamento de riscos ocupacionais deverá abranger, além dos riscos decorrentes de agentes