qui, 31 de outubro de 2024

Variedade Digital | 26 e 27.10.24

Justiça Eleitoral está investigando compra de votos

Denúncia feita gerou diligências da Polícia Federal nessa terça-feira (27)

A juíza eleitoral Carmen Lúcia Santos da Fontoura foi clara, nessa terça-feira (27), ao chamar uma reunião no Tribunal do Júri e explicar que a Justiça não tem o dever de “ensinar” aos candidatos e partidos a lei que disciplina as eleições 2020.

O pronunciamento foi feito horas depois da Polícia Federal realizar diligências em parceria com a Justiça Eleitoral, em uma investigação contra a propaganda irregular e a compra de votos em alguns bairros de Sant’Ana do Livramento. Durante a ação, inúmeras placas foram recolhidas, registros fotográficos e vídeos foram realizados.

Segundo a magistrada, as diligências se deram em virtude de algumas notícias de que candidatos estariam comprando votos. “Nossa intenção hoje foi de orientar principalmente a comunidade carente de que elas não podem vender o seu voto”, afirmou.

Representantes de partidos fizeram ponderações durante a reunião destacando que se sentiram prejudicados com a publicidade da operação. Logo em seguida, a juíza destacou que não se retrataria sobre o assunto e que estava se sentindo desrespeitada com algumas situações que estavam acontecendo em Livramento.

 

 

Presidente e relator da Comissão Especial se reúnem com técnicos do Centro de Liderança Pública em SP

Dentro do cronograma de atividades da Comissão Especial do Desenvolvimento Econômico, os deputados presidente e relator, Guilherme Pasin e Rodrigo Lorenzoni, estiveram na manhã desta quarta-feira (30), no Centro de Liderança Pública, em São Paulo. A partir de agendas como essa, a Comissão deve apresentar um diagnóstico e propor soluções efetivas para estimular o desenvolvimento dos setores produtivos do RS.

Conselheiro Marco Peixoto presidirá o TCE-RS em 2025

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realizou, hoje (30), sessão Plenária Especial de Eleição da administração para 2025, indicando, por unanimidade, o conselheiro Marco Peixoto para presidir a Instituição. Também foram eleitos os demais integrantes da gestão do TCE-RS, incluindo o vice-presidente Iradir Pietroski; o 2º vice-presidente, Renato Luís Bordin de Azeredo; corregedor-geral Alexandre Postal;, ouvidor Cezar Miola, além