seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Secretaria da Fazenda promove curso de Educação Fiscal em escola do município

No próximo dia 27, terça-feira, ocorre o lançamento do curso de Educação Fiscal promovido pela Secretaria Municipal da Fazenda. As aulas serão ministradas por servidores da pasta para alunos do 5° ao 9° ano, inicialmente da escola Professor Dias. Pela situação sanitária em que o município se encontra, o curso será desenvolvido através de aulas remotas, aproveitando também a familiaridade dos discentes com o formato.
Por ser uma iniciativa pioneira na cidade, Claudia Santanna, professora responsável pelas aulas, relata a alegria de ver o projeto sair do papel. “Vem atender as escolas de ensino fundamental, em princípio, […] vai funcionar com a equipe diretiva, 22 alunos, nesta primeira turma”. Ainda em sua fala, a professora também apontou a oportunidade do curso abranger ainda mais alunos santanenses. “Essa é a nossa primeira turma, em função do momento em que estamos vivendo, mas no ano que vem ele vai ser ampliado para todas as escolas, […] inclusive, escolas estaduais. Educação fiscal tem que ser trabalhado por todos no município”, pontua.
Quem também destaca a importância da ação é o professor de Língua Portuguesa da escola Professor Dias, Bruno Zilli. “A escola é um lugar de interação e múltiplas aprendizagens, então ela também é responsável pela formação de um cidadão que conhece os seus direitos e deveres dentro desse convívio social. A partir disso, promove-se a formação moral e ética dos estudantes para que se possa prepará-los para viver em sociedade. […] Com o curso e a efetiva participação dos alunos, nós esperamos que eles entendam todo esse processo de tributação que é feita por parte do governo e como esse dinheiro pode vir em formas de melhorias para a cidade”.
O lançamento do programa está previsto para acontecer às 10h na sala de Educação Fiscal, na Secretaria Municipal de Planejamento e deve contar com a presença de um número reduzido de pessoas, restrito a professores, representantes da escola e autoridades do município.

Vibe Local

Programação Especial em Homenagem ao Mês Tradicionalista

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem