O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde Municipal (CIEVS), emitiu um alerta na última quinta-feira (1º), sobre o recebimento de sementes como forma de brindes e até sem explicação. Um caso desses recebimentos aconteceu em Livramento, chegando através de uma carta por correio.
Segundo a nota, as sementes podem trazer consigo pragas, doenças e plantas daninhas que não existem no País, capazes de causar grandes prejuízos à agricultura e ao meio ambiente: “O CIEVS Livramento orienta que o material não seja aberto, descartado e, muito menos, utilizado. Quem receber os pacotes deve procurar a Vigilância em Saúde no telefone: 55 3968 1181. Os profissionais da instituição irão recolher estas sementes em sua casa”.
O CIEVS Municipal reforça o alerta para que as sementes não sejam plantadas, mesmo que pareçam estar sadias. Muitas das pragas e doenças que elas podem conter são invisíveis a olho nu, e somente podem ser detectadas por meio de análises laboratoriais. Por isso, a importância de serem entregue à Vigilância em Saúde, para providenciar as análises e o descarte adequado, a fim de evitar a introdução de novas pragas no Município. Estas sementes serão encaminhadas aos órgãos competentes para análise.
As amostras coletadas serão analisadas no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura. A investigação busca identificar a presença de pragas ou ervas daninhas e definir a espécie das sementes, mas, até o momento, não foi possível apontar os riscos. Por isso, a orientação é para que os moradores evitem abrir os pacotes.


Solicitud de colaboración para encontrar documentos perdidos
Se solicita la colaboración de la población en general para poder encontrar una billetera de cuero color negro con documentos varios (brasileros y uruguayos) a nombre de, Joaquín Atahualpa Oclo. Dichos documentos fueron extraviados en la vía pública cuándo el propietario de los mismos se dirigía desde la ciudad de Rivera con destino al centro de la ciudad de Santana