seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Santanense recebe sementes desconhecidas e Vigilância Sanitária orienta a não utilização

Grãos podem trazer consigo pragas prejudiciais ao solo se plantadas

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde Municipal (CIEVS), emitiu um alerta na última quinta-feira (1º), sobre o recebimento de sementes como forma de brindes e até sem explicação. Um caso desses recebimentos aconteceu em Livramento, chegando através de uma carta por correio.
Segundo a nota, as sementes podem trazer consigo pragas, doenças e plantas daninhas que não existem no País, capazes de causar grandes prejuízos à agricultura e ao meio ambiente: “O CIEVS Livramento orienta que o material não seja aberto, descartado e, muito menos, utilizado. Quem receber os pacotes deve procurar a Vigilância em Saúde no telefone: 55 3968 1181. Os profissionais da instituição irão recolher estas sementes em sua casa”.
O CIEVS Municipal reforça o alerta para que as sementes não sejam plantadas, mesmo que pareçam estar sadias. Muitas das pragas e doenças que elas podem conter são invisíveis a olho nu, e somente podem ser detectadas por meio de análises laboratoriais. Por isso, a importância de serem entregue à Vigilância em Saúde, para providenciar as análises e o descarte adequado, a fim de evitar a introdução de novas pragas no Município. Estas sementes serão encaminhadas aos órgãos competentes para análise.
As amostras coletadas serão analisadas no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura. A investigação busca identificar a presença de pragas ou ervas daninhas e definir a espécie das sementes, mas, até o momento, não foi possível apontar os riscos. Por isso, a orientação é para que os moradores evitem abrir os pacotes.

Seminário Resgata a História dos Lanceiros Negros no RS

Porto Alegre (RS), 18 de setembro de 2025 – A sede do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), localizada na Rua Sete de Setembro, 388, será palco nesta quarta-feira, às 14h, do Seminário Lanceiros Negros. O evento visa valorizar e resgatar a memória dos soldados negros que lutaram na Revolução Farroupilha (1835–1845), frequentemente esquecidos pela