A Associação Santanense de Proteção aos Animais (Aspa) resgatou quatro animais na última quarta-feira na rua Adão Flores Teixeira, na Vila Kennedy. A Aspa contou com o apoio da Força Tática da Brigada Militar. A ação aconteceu após diversas denúncias de populares informando que em uma residência havia três cachorros e um gato sofrendo maus tratos.
Os cachorros foram encontrados em um corredor de aproximadamente 2 metros quadrados, o que não comportava os três animais, a proteção para a chuva era apenas uma lata dobrada e dormiam no chão puro. Além deste fato, os bichos estavam desnutridos, assustados com a chegada dos protetores e segundos as denúncias, os bichos não eram soltos para prática de atividades físicas.
A proprietária da residência alegou que ficou desempregada após o início da pandemia de Coronavírus e por este motivo não possuía dinheiro suficiente para comprar alimentos aos animais. Ela foi levada para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento para esclarecimentos.
A ação ocorreu um dia após ser aprovada a lei Sansão, que prevê penas mais duras a donos que praticarem algum tipo de mau trato aos seus animais de estimação. Agora, a prática de abuso, maus-tratos, ferimento ou mutilação dos bichos de estimação será punida com reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda. A punição elevada já está valendo. Por este fato, a proprietária poderá sofrer penas mais duras caso seja comprovado os maus-tratos aos animais resgatados. Os bichos estão em clínicas veterinárias da cidade recebendo atendimento médico.


Nota à Imprensa – queda do ministro Carlos Lupi
A saída do ministro da Previdência, Carlos Lupi, é a confirmação de que sua permanência no cargo se tornou insustentável diante da gravidade do escândalo envolvendo descontos indevidos em aposentadorias e pensões. Sua omissão, somada às inúmeras irregularidades identificadas, torna justa – embora tardia – a sua exoneração. No entanto, é preciso deixar claro que esta é apenas a