sáb, 13 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Novo decreto municipal traz normativas visando eleições

Documento proíbe carreatas, comícios, passeatas e caminhadas promovidas por partidos até o dia 10 de outubro

Ao final da tarde desta segunda-feira (28) o Executivo Municipal publicou o decreto N°. 9.200 que, entre outras coisas, versa sobre o período eleitoral. No artigo 20, que trata sobre o tema, é possível verificar que, além dos locais onde os partidos estarão baseados, as visitas e caminhadas de cada candidato também serão fiscalizadas.

Aglomerações em residências de apoiadores estão vedadas. Já os comícios, showmícios, passeatas, caminhadas e quaisquer atividades semelhantes que possam provocar aglomeração de pessoas estão proibidas até o dia 10 de outubro. O documento exige também que os candidatos e os partidos devem comunicar à Vigilância Sanitária os seus espaços para uso durante a campanha, para que haja a fiscalização do cumprimento das normativas sanitárias.

Já no parágrafo 6°, que fala sobre os debates eleitorais, o Executivo informa que os veículos de comunicação e demais interessados em organizar tais eventos devem apresentar um plano de contingência para a Prefeitura. O plano será analisado pelo Centro de Operações de Emergência (COE) municipal.

De acordo com o Secretário Geral de Governo, Ricardo Dutra, o intuito das medidas é promover um ambiente mais seguro. “A gente reeditou praticamente o decreto que estava vigente com algumas alterações tentando ajustar algum regramento para o inicio do período de campanha política que termos nos próximos 45 dias, tentando com que o pessoal tenha um pouco de prudência na questão das aglomerações, porque é um período que de fato chama a atenção e que as emoções se afloram”, pontuou.

Você tem acesso ao decreto na íntegra clicando AQUI.

Em Sant’Ana do Livramento, deputado Cadó acolhe reinvindicações na Câmara de Vereadores

Em roteiro pela região da Fronteira Oeste, na sexta-feira (12), o deputado estadual Tiago Cadó (PDT) acolheu reivindicações na Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento. No diálogo com o presidente do Legislativo Municipal, Felipe Torres (PL), Cadó apresentou as diretrizes do trabalho da frente parlamentar que preside no parlamento gaúcho – com foco na Lei de Segurança Nacional aplicada