qua, 7 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Votar bem é fundamental

Por: Gilberto Jasper
Jornalista / [email protected]

Domingo teve início mais uma campanha eleitoral com características bastante diferentes em relação às batalhas pelo voto que estamos acostumados a assistir. Além da pandemia e da onipresença das redes sociais, a radicalização que marca o país nunca esteve tão acirrada. Isso faz prever que os advogados terão mais trabalho que os candidatos e seus cabos eleitorais. São aguardadas muitas batalhas jurídicas.
Aos poucos a ideia de que se trata do pleito mais importante para nossas vidas ganha espaço. Prefeitos e vereadores interferem diretamente no cotidiano, através da criação de leis, obrigações e apresentando propostas que podem melhorar a comunidade onde vivemos.
Manutenção ou renovação, velhos nomes ou candidatos inéditos, “chapa pura” ou coligações. Os dilemas parecem não sensibilizar o eleitor que parece preferir votar em nomes. Em diversos municípios existem famílias que dominam a política municipal e regional. A hereditariedade, em política, é elemento de forte influência junto ao eleitorado. Muitas oligarquias, porém, sofrem abalos com uma derrota, jamais retomando o poder.
Apesar da demonização da política, patrocinada por boa parte da imprensa – sempre ávida em noticiar fatos negativos, “esquecendo” os bons exemplos –, inúmeros amigos submeteram seus nomes à apreciação nas urnas. Admiro muito estas pessoas que deixaram a chamada “zona de conforto” para participar e “fazer a diferença”.
Criticar, xingar, dizer como as coisas devem ser feitas e apregoar a má intenção de todos os detentores de mandato é o esporte preferido Brasil afora. Quem concorre sabe que a sua vida será devassada na busca de fatos desabonatórios. Descobertos ou supostamente negativos, eles serão transformados em cards, postagens, vídeos para jogar no mundo da internet.
O uso das redes sociais democratiza a comunicação para candidatos sem mandato ou com falta de recursos. Mas ao mesmo tempo multiplica a veiculação de fake news. A rapidez da campanha eleitoral – cerca de 40 dias – e a grande quantidade de candidatos impede que a Justiça Eleitoral tenha a agilidade necessária para acolher, julgar e aplicar as penas previstas na legislação.
Este descompasso permite que muitos candidatos sejam eleitos e depois condenados por irregularidades. Mas graças à legislação, repleta de recursos e através de bons advogados, conseguem protelar a decisão indefinidamente. Mesmo condenados, muitos concluem o mandato, o que revolta os cidadãos acostumados a cumprir a lei. Este é um risco que mais uma vez vamos correr. Por isso, votar bem é fundamental!

Llamado a interesados a presentar lista en el Círculo Policial de Rivera

La Comisión Electoral del Círculo Policial de Rivera comunica a su masa social y convoca a interesados para presentar listas para las próximas elecciones a llevarse a cabo el 29 de mayo del año en curso. Según información periodística que posee A Plateia en español, indica que el plazo para la presentación de listas vence el lunes 12 de mayo

Se inauguró la nueva sede de la Fundación Pérez Scremini en Rivera

En la jornada de este martes 6 de mayo se llevó a cabo la inauguración de la sede de la Fundación Pérez Scremini en la ciudad de Rivera, la cual se encuentra ubicada en la intersección de calles Dr. Migliaro y César Mayo Gutiérrez en la zona de barrio Insausti, cercano a plaza de Los Dragones y al Hospital de

MAYO AMARILLO 2025: “Movilidad Humana – Responsabilidad Humana” en la frontera Rivera – Livramento

Como ocurre cada año en las instalaciones de la intendencia Departamental de Rivera se llevó a cabo la presentación de las actividades programadas para el “Movimiento Internacional Mayo Amarillo 2025”, en su edición número 12. Para este año 2025, el lema utilizado es: “Movilidad Humana – Responsabilidad Humana”. El programa Mayo Amarillo es un movimiento a nivel mundial cuyo objetivo