qua, 30 de julho de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.07.25

Documento firma compromisso de candidatos com a Lei da liberdade econômica

Painel eletrônico reúne especialistas para discutir o primeiro ano de vigência da legislação, os desafios e perspectivas para a retomada econômica

No próximo domingo, dia 20 de setembro, completa um ano da sanção presidencial da Lei 13.874/2019, também conhecida como Lei da Liberdade Econômica. Para marcar a data, o relator da proposta no Congresso Nacional, deputado Jerônimo Goergen (Progressistas-RS), promove um painel online para fazer um balanço sobre os reflexos da nova legislação na economia nacional. “É importante saber o que deu certo e o que ainda precisa ser aperfeiçoado. Até porque não esperávamos que fôssemos passar por uma crise dessa natureza. Então, considero muito oportuno discutir os desafios e perspectivas para a retomada econômica do ponto de vista da aplicação da lei”, explicou Jerônimo.

A nova legislação foi idealizada para estimular o empreendedorismo e reduzir o peso do Estado na vida do cidadão, propondo um novo modo de se fazer negócios no Brasil. Menos burocracia para abertura e fechamento de empresas, muito mais facilidade para o tão sonhado alvará de funcionamento para as atividades de baixo risco. A novidade avançou para outros municípios, que identificaram na nova legislação uma oportunidade para movimentar as economias locais. Estudo realizado pela Secretaria de Política Econômica apontou um ganho de 7% no Produto Interno Bruto (PIB) e a geração de três milhões de empregos a partir de alterações no arcabouço regulatório nacional.

Compromisso Nacional Pela Liberdade Econômica
Durante a transmissão será feito o lançamento oficial do Compromisso Nacional Pela Liberdade Econômica, iniciativa realizada em parceria com o Centro Mackenzie de Liberdade Econômica (SP), documento no qual os candidatos a prefeito e vereador poderão assinar se comprometendo com as premissas da lei no exercício de seus mandatos, estimulando o desenvolvimento econômico e social de suas comunidades. “Estamos em meio a uma eleição municipal e os candidatos precisam estar atentos aos desafios e oportunidades dessa legislação revolucionária. E o eleitor vai exigir de seus representantes uma nova prática de gestão pública, focado no empreendedorismo e na geração de novos postos de trabalho”, explicou Jerônimo.

Compromisso Nacional com a Liberdade Econômica

Serviço/Painel Eletrônico
Declaração da Liberdade Econômica – 1 Ano: desafios e perspectivas para a retomada econômica
Data: 21 de setembro (segunda-feira), às 11 horas
Transmissão: Canais do Facebook (www.facebook.com/depjeronimogoergen)
e YouTube (bit.ly/canaldojeronimo)

Debatedores:
– Jerônimo Goergen: Deputado Federal/Relator da Lei da Liberdade Econômica.
– Paulo Uebel: Ex-secretário de desburocratização do Governo Federal.
– Leonardo Pascoal: Prefeito de Esteio (primeira cidade no Brasil a implantar uma legislação municipal de Liberdade Econômica).
– Vladimir Fernandes Maciel: Coordenador do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica e Professor do Mestrado Profissional em Economia e Mercados da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
– Manoel Trindade: Advogado e Economista. Pós-Doutorando pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Doutor em Direito e Mestre em Direito (UFRGS). Especialista em Processo Civil (UFRGS). Professor da Graduação e Pós-Graduação Stricto e Lato Sensu da Escola de Direito da Unisinos.

Fonte: https://jeronimogoergen.com.br/noticias/painel-eletronico-debate-um-ano-da-lei-da-liberdade-economica/

Nota Oficial Liderança da Oposição na Câmara dos Deputados

  O Brasil chegou hoje a um ponto que jamais deveria ter alcançado. A decisão do governo dos Estados Unidos de sancionar um ministro do Supremo Tribunal Federal, com base na Lei Magnitsky, não deve ser vista como motivo de comemoração, mas como um sinal de alerta gravíssimo para todos aqueles que prezam pelo Estado de Direito e pela soberania

TCE-RS realiza encontro de orientação para 23 municípios em Santana do Livramento

No próximo dia 31 de julho, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realiza a 15ª edição dos Encontros Regionais de Controle e Orientação (ERCOs) na cidade de Santana do Livramento. O evento ocorrerá das 9h às 17h30, no auditório da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Rua Barão do Triunfo, 1048 – Centro. Voltado a gestores dos 23 municípios sob

61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo, revela pesquisa da Serasa

61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo, revela pesquisa da Serasa ● Para comemorar o Dia da Amizade, Serasa mostra a relação entre amigos e finanças; ● 67% dos entrevistados já compraram algo por influência de amigos; ● 82% dos brasileiros já emprestaram dinheiro a um amigo; ● 4 em cada 10 brasileiros já