qui, 31 de outubro de 2024

Variedade Digital | 26 e 27.10.24

Operação da Polícia Federal reprime evasão de divisas e lavagem de dinheiro em Livramento

A Polícia Federal deflagrou hoje à tarde, (16/09), em Sant’Ana do Livramento, a Operação Cisplatina. Policiais federais cumprem 2 mandados de prisão preventiva, 8 mandados de prisão temporárias e 1 mandado de busca e apreensão, além do bloqueio de todas as contas bancárias registradas em nome de 19 pessoas físicas e jurídicas.

 

As medidas foram expedidas pela 7ª Vara Criminal da Justiça Federal em Porto Alegre, com o fim de desarticular organização criminosa especializada na evasão de divisas e lavagem de dinheiro. O núcleo do grupo criminoso está localizados na fronteira do Brasil (Santana do Livramento) com o Uruguai (Rivera).

Pelo apurado até o momento, o grupo criminoso foi responsável pela evasão de aproximadamente R$ 200 milhões em espécie do Brasil para o Uruguai, sendo que as movimentações financeiras operacionalizadas pela quadrilha alcançam o montante estimado de R$ 5 bilhões.

 

A investigação apontou a existência de um grupo de pessoas físicas e jurídicas, todos residentes ou sediados na fronteira entre o Brasil e o Uruguai, que receberia em suas contas bancárias valores oriundos das mais diferentes regiões do Brasil e, em seguida, sistemática e quase diariamente, operacionalizava o saque, o transporte e entrega dos valores em casas de câmbio e outras instituições financeiras do Uruguai.

Presidente e relator da Comissão Especial se reúnem com técnicos do Centro de Liderança Pública em SP

Dentro do cronograma de atividades da Comissão Especial do Desenvolvimento Econômico, os deputados presidente e relator, Guilherme Pasin e Rodrigo Lorenzoni, estiveram na manhã desta quarta-feira (30), no Centro de Liderança Pública, em São Paulo. A partir de agendas como essa, a Comissão deve apresentar um diagnóstico e propor soluções efetivas para estimular o desenvolvimento dos setores produtivos do RS.

Conselheiro Marco Peixoto presidirá o TCE-RS em 2025

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realizou, hoje (30), sessão Plenária Especial de Eleição da administração para 2025, indicando, por unanimidade, o conselheiro Marco Peixoto para presidir a Instituição. Também foram eleitos os demais integrantes da gestão do TCE-RS, incluindo o vice-presidente Iradir Pietroski; o 2º vice-presidente, Renato Luís Bordin de Azeredo; corregedor-geral Alexandre Postal;, ouvidor Cezar Miola, além