seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Estabelecimento é flagrado com mais de meia tonelada de carne imprópria para consumo estocada

Desta vez foram 610Kg de carne imprópria para o consumo flagrados pelos fiscais do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Agricultura de Sant´Ana do Livramento.

A prática, não rara, mas cada vez mais fiscalizada, expõe um grave problema existente na cidade que é a insistência de alguns comerciantes em querer burlara a fiscalização. Mas, de acordo com Ariel Lima, coordenador do SIM, é cada vez maior a frequência com que as denúncias são encaminhadas ao órgão, o que faz com que essa prática seja observada bem de perto e a retirada de produtos impróprios se dê em tempo.

No freezer do local, um estabelecimento localizado nas proximidades do Parque de Exposições Augusto Pereira de Carvalho, no Prado, foram encontradas carnes embaladas com validade vencida e já com a cor esverdeada. “O cheiro de podre extremamente forte deixou claro que ali havia uma irregularidade. Nossos fiscais chegaram na nossa base, depois de completada a operação, com as roupas ainda com odor muito forte de carne podre. Isso é muito triste”, frisou Ariel Lima.

Ainda de acordo com o coordenador, foi aberto um processo Administrativo Sanitário que agora vai apurar as responsabilidades. “Isso é uma tremenda sacanagem com o consumidor.  E muitas vezes nós, os fiscais, é que somos massacrados nas redes sociais”, finalizou Ariel. O produto foi recolhido e encaminhado para o destino, ou seja, virar ração.

Seminário Resgata a História dos Lanceiros Negros no RS

Porto Alegre (RS), 18 de setembro de 2025 – A sede do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), localizada na Rua Sete de Setembro, 388, será palco nesta quarta-feira, às 14h, do Seminário Lanceiros Negros. O evento visa valorizar e resgatar a memória dos soldados negros que lutaram na Revolução Farroupilha (1835–1845), frequentemente esquecidos pela