sáb, 16 de agosto de 2025

Variedades Digital | 16 e 17.08.25

27 de agosto é o Dia do Psicólogo

Uma mente saudável é fundamental para o bem-estar de qualquer indivíduo. No Brasil, o Dia do Psicólogo é comemorado em 27 de agosto porque nesse dia, em 1962, o presidente João Goulart sancionou a Lei nº 4.119, que dispõe sobre a profissão de psicólogo.

Entretanto, o decreto com a regulamentação da lei só foi publicado dois anos mais tarde, em 21 de janeiro de 1964, sob o nº 53.464. A orientação e fiscalização do exercício da atividade está a cargo do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Psicologia, criados pela Lei nº 5.766, de 20 de dezembro de 1971.

Por isso, nesta semana, estamos preparando uma edição especial do Caderno Variedades, com entrevistas com os psicólogos parceiros do Jornal A Plateia.

Confira alguns trechos:

Qual o papel profissional da Psicologia?

Ana Paula Safons

CRP 07/23391

“A formação do psicólogo o habilita atuar em qualquer uma das áreas da psicologia, sendo elas: Psicologia Escolar/Educacional, Psicologia Organizacional e do Trabalho, Psicologia de Trânsito, Psicologia Jurídica, Psicologia do Esporte, Psicologia Clínica, Psicologia Hospitalar, Psicopedagogia, Psicomotricidade, Psicologia Social e Neuropsicologia. Essas áreas estão descritas na Resolução do Conselho Federal de Psicologia 13/2007. O papel profissional do psicólogo dependerá da sua área de atuação, ou seja, cada área de atuação do psicólogo possui sua especificidade. Por exemplo, o psicólogo especialista em psicologia do esporte tem sua atuação voltada tanto para o esporte de alto rendimento, ajudando atletas, técnicos e comissões técnicas a fazerem o uso de princípios psicológicos para alcançar um nível ótimo de saúde mental, maximizar rendimento e otimizar a performance, quanto para a identificação de princípios e padrões de comportamentos de adultos e crianças participantes de atividades físicas. Por sua vez, o psicólogo especialista em psicologia hospitalar atua em instituições de saúde, participando da prestação de serviços de nível secundário ou terciário da atenção à saúde. Atende a pacientes, familiares e/ou responsáveis pelo paciente. Atua também em instituições de ensino superior e/ou centros de estudo e de pesquisa, visando o aperfeiçoamento ou a especialização de profissionais.”

Ariane Amado Tristão – VIDA CARD

CRP: 07/30827

O papel principal é promover saúde mental, independente do âmbito que atue. Buscar sempre entender o sujeito contribuindo com a qualidade de vida.

Patrícia Machado Mazzei – VIDA CARD

CRP 07/26990

“O papel do Psicólogo é olhar para o indivíduo de forma integral, em sua dimensão biopsicossocial, ou seja, compreender o sujeito em sua dimensão biológica, psicológica e social, auxiliando o mesmo na busca por se compreender, se autoconhecer, resolver seus conflitos internos e externos, ao mesmo tempo que atentará para o contexto que esse sujeito está inserido, bem como para as suas relações sociais. Sempre atuando de forma empática, acolhedora, humanizada e ética.”

Andressa Maccari – VIDA CARD

CRP: 07/22236

“O papel do psicólogo é mover caminhos, aonde o paciente traz sua historia e nós juntos vamos dar um novo significado pra o problema, com amor e ordem.”

Cinthya Lopez Sapundillieff – Clínica FloreSer

CRP 07/25939

“É cada vez mais significativo e relevante na nossa sociedade, porque as pessoas vêm compreendendo cada vez mais o que significa a psicologia e que ela é um elemento de ajuda na nossa qualidade de vida.

O papel de psicologia é fundamental na área social e cultural do desenvolvimento da humanidade.”

Leyla Villanustre Guedes – Clínica FloreSer

CRP 07/24282

“O papel do psicólogo varia conforme de acordo a sua área de atuação. Existem diversas áreas da psicologia. Na área clínica o psicólogo possui diversos papéis de acordo com a demanda que surge no contexto terapêutico. Mas de forma geral podemos dizer que somos profissionais que, através do conhecimento sobre o funcionamento psíquico podemos intervir, utilizando técnicas, que variam de acordo com a abordagem utilizada,  visando atuar no tratamento e prevenção de doenças mentais e melhorar a qualidade de vida do paciente. Seja no tratamento de um transtorno, ou na elaboração de uma perda, conflitos, a superar dificuldades, (aqui existem incontáveis demandas), ou apenas na busca para entender sobre seu próprio funcionamento (autoconhecimento), sempre com o objetivo de melhorar a qualidade de vida. O que é importante na psicoterapia? a Escuta, a observação, intervenções e promoção de insight.”

Vinícius Lobato – Clínica FloreSer

CRP07/26468

“O papel é bem amplo, mas na minha visão é ajudar os clientes a ter uma boa saúde mental, ajudá-los a resolver seus conflitos, e poder ser um instrumento de autoconhecimento para as pessoas.”

Confira as entrevistas completas na edição impressa do Jornal A Plateia deste final de semana.

ÚLTIMO MOMENTO: Encuentran una granada en una casa en Tranqueras

En la jornada de este viernes 15 de agosto las autoridades policiales se encontraban realizando un trabajo de inteligencia policial con el objetivo de poder aclarar el brutal homicidio ocurrido en la ciudad de Tranqueras, en el cual un hombre de 26 años de edad fue asesinado mediante disparos de arma de fuego y posteriormente incendiaron la vivienda en la

Nova escola de educação infantil no Armour, em Sant’Ana do Livramento

O setor da educação em Sant’Ana do Livramento passará por uma ampliação nos próximos meses com o início da construção de uma nova escola de educação infantil, localizada no bairro Armour. A iniciativa faz parte do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, e representa um passo significativo para o fortalecimento da rede municipal de ensino. A