qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Justiça Eleitoral promove encontro virtual com partidos políticos santanenses

A ideia foi apresentar mudanças e tirar dúvidas sobre o regramento para o pleito municipal

Com o objetivo de apresentar aos partidos políticos de Sant’Ana do Livramento as mudanças da emenda constitucional 107/2020, integrantes da Justiça Eleitoral do município promoveram, na tarde de sexta-feira (21), uma reunião virtual. A legislação, que adiou o pleito municipal para o dia 15 de novembro, traz também uma série de mudanças e inovações em relação à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
A ideia foi de repassar aos partidos políticos, pré-candidatos e público em geral os novos marcos estabelecidos na Emenda. Nesta sexta, foi abordado acerca das Convenções, Registro de Candidaturas e Processo Judicial Eletrônico (PJe).
O novo texto traz as novidades que hoje já fazem parte do chamado novo normal, como as reuniões virtuais para os partidos políticos que estão autorizados a realizar, por meio virtual, independentemente de qualquer disposição estatutária, as convenções – que devem ser realizadas entre 31 de agosto e 16 de setembro; as reuniões para a escolha de candidatos – que têm de ser registrados até o dia 26 de setembro na Justiça Eleitoral; e a formalização de coligações, bem como para a definição dos critérios de distribuição dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha.
Uma preocupação da Justiça Eleitoral com relação ao avanço da Covid-19 também foi exposta durante o encontro. “Temos o propósito de conclamar a todos os envolvidos no processo eleitoral, da necessidade da colaboração de cada um, para o fim de evitar consequências ainda maiores no tocante à disseminação desse vírus que tanto tem nos assustado, que é o Covid-19”, explicou a juíza eleitoral de Livramento, Carmen Lúcia Santos da Fontoura.
Segundo a magistrada, os desafios para 2020 são imensos. “Contudo estamos trabalhando para viabilizar a realização do pleito eleitoral. A Justiça Eleitoral não medirá esforços para garantir a regularidade do processo eleitoral. Estamos tomando todas as medidas sanitárias para garantir a saúde dos envolvidos. Por isso, hoje realizamos uma reunião por videoconferência. E com isso, minha expectativa é, sim, da grande responsabilidade que tenho, sendo que uma eleição municipal já é desafiadora pelas peculiaridades que lhe é inerente, ainda mais sendo realizada em uma época de pandemia disseminada pelo Covid-19. Estamos nos preparando. Desejo que todos tenhamos cautela, serenidade e muita sapiência para esse processo de grande importância para a democracia”, acrescentou Carmen.

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con