ter, 16 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Em agosto, Corpo de Bombeiros registra 26 incêndios em campo

Nos últimos dias, foram registradas pelo menos sete ocorrências atendidas pelas guarnições

A semana foi movimentada para os Bombeiros Militares do 10º BBM de Livramento. De segunda-feira (17) a sexta-feira (21), foram registradas sete ocorrências atendidas pelo efetivo, os registros de incêndio em vegetação foram em três locais distintos da cidade.
O caso mais grave foi na vegetação próxima ao Porto Seco da cidade, quando na última quarta-feira, ainda por causas desconhecidas, uma grande queimada se alastrou pela vegetação ao lado da faixa de acesso ao Porto Seco, oferecendo risco aos condutores pela fumaça densa que invadia a pista. Os bombeiros, rapidamente, foram ao local e iniciaram o combate em uma residência, próximo à usina de asfalto, a fim de evitar que as chamas chegassem à casa.
Além dos fogos em vegetação, um princípio de incêndio em residência foi registrado na noite de quinta-feira (20), quando o cano de uma lareira se desacoplou e assustou os moradores da residência na região central. Além desses, um fogo em lixo e um acidente de trânsito foram atendidos pelos militares.
O sargento Emerson Flores destacou que a irresponsabilidade pode ser o fator crucial para que essas queimadas sejam freqüentes: “Acreditamos que a tentativa de tentar limpar terrenos com fogo ou até mesmo criminosamente, perdem o controle, causa de uma enorme destruição. Na última quarta-feira (19), duas dessas ocorrências estavam sendo atendidas simultaneamente e as pessoas que moravam próximo estavam apavoradas, com medo de que as chamas acabassem queimando suas moradias, a chama chegou até as cercas das casas. Infelizmente este processo de limpeza com fogo é cultural, porém os riscos são altíssimos. Precisamos mudar este pensamento, os restos de poda podem ser recolhidos pela Secretaria de Serviços Urbanos que destinam para o local correto, evitando assim a queima desses materiais”, conta.
Outro destaque foi para as lareiras que, com o frio, aumentam também o registro de sinistros com estes equipamentos. A recomendação é de realizar a limpeza e retirada de fuligem dos canos; conferir que não tenham chamas vivas quando for dormir; utilizar grade em frente à lareira para evitar que fagulhas caiam em tapetes e no chão e deixar o ambiente aberto para que o fogo não queime todo o oxigênio do local.

UTEC lanza posgrado binacional para formar en educación tecnológica y promover la enseñanza e investigación

La presentación pública de la nueva propuesta académica binacional se realizará el viernes 19 de setiembre en UTEC Rivera junto a la Universidad Federal Santa María y el Instituto Federal Sul-riograndense El posgrado, gratuito, tiene como objetivo fortalecer la formación permanente de docentes y no docentes vinculados a la educación tecnológica y profesional, y promover la enseñanza, investigación, extensión e