ter, 9 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Fogo em campo no residencial Manoela revela problemas

DCIM101MEDIADJI_0258.JPG

Por volta das 15h da tarde desta quinta-feira (20), os militares do 10° Batalhão de Bombeiros Militar (10°BBM) foram acionados para combater um fogo em campo na rua Darci Neves, no bairro Brasília, uma das principais vias do Residencial Manoela. De acordo com os moradores da localidade, as chamas teriam começado em uma área verde desocupada, provavelmente fruto da queima de lixo, que, com a vegetação seca e o vento forte, encontraram um ambiente propício para se alastrarem.

A situação gerou grande preocupação entre os residentes do local, embora o fogo não representasse uma ameaça eminente a nenhuma residência, as chamas já estavam próximas de uma mangueira utilizada para o abastecimento de água do residencial. Ligada a um registro no chão, a mangueira leva água a todas as residencias do Manoela e, para evitar que fosse danificada e, consequentemente, acarretasse no desabastecimento do local, algumas donas de casa auxiliaram no combate utilizando garrafas com água.

Chamas chegaram muito próximo da mangueira responsável pelo abastecimento das casas. (Foto: Marcelo Pinto/AP)

O fogo não se extinguiu por completo, mas a área onde a mangueira está localizada foi preservada. Ainda segundo as moradoras, o abastecimento de água ocorre apenas até o período da manhã, por volta das 9h. A partir daí, até a madrugada, as residências depende apenas da água armazenada em reservatórios de 500 litros, o que não possibilita a utilização dos chuveiros, por exemplo. Esta, somada à dificuldade nas tarefas domésticas, é uma das principais reclamações dos habitantes do Manoela que, após um dia de trabalho, precisam aquecer a água e tomar banho utilizando bacias. Os moradores relatam que já entraram em contato com os responsáveis pelo residencial, entretanto, foram informados de que o assunto era de responsabilidade do Departamento de Água e Esgoto (DAE). Por sua vez, o DAE informou que não há abastecimento no local pois a área é considerada invadida.

Ampliaremos na edição impressa do jornal A Plateia.

ICMBio promove palestra sobre a Apa do Ibirapuitã para produtores rurais de Quaraí

Evento buscou fortalecer o diálogo entre comunidade rural e órgãos ambientais, com foco na conservação e uso sustentável do bioma Pampa. O Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) que administra a  Área de Proteção Ambiental (APA) do Ibirapuitã realizou, na localidade do Paipasso, em Quaraí, uma importante palestra voltada aos produtores rurais do município. A atividade teve como objetivo esclarecer

Kátya Desessards: exemplos reais de sucesso e de lições aprendidas no ESG

Uma reflexão sobre o Certo… No ESG, tudo que a empresa faz precisa ser documentado publicamente. Muitos dirão: “mas isso qualquer empresa faz”. Eu replico: “Realmente deveriam, mas NÃO o fazem”. Entre as regras a serem seguidas e a realidade interna das empresas há um ‘limbo’ — ou até um ‘buraco negro’ — que suga as forças vitais daqueles profissionais ou funcionários que