ter, 9 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Ministério da Agricultura reconhece RS como livre de aftosa sem vacinação

Fernando Kluwe Dias / Seapi,Divulgação

O ministério da agricultura definiu o RS como livre de aftosa sem vacinação, uma conquista que o deputado Ernani Polo também auxiliou enquanto secretário da agricultura e após, junto com várias outras lideranças, entidades, secretaria da agricultura, governo do Estado.

O aval consta em instrução normativa assinada pela titular da pasta, Tereza Cristina, e será publicado nesta quarta (12) no Diário Oficial da União. Conquista também estendida ao Paraná, Acre e regiões dos Estados do Amazonas e de Mato Grosso.

As determinações do documento entram em vigor a partir de 1º de setembro. Além disso, a conquista dentro de casa habilita os gaúchos a fazerem a solicitação da progressão de status sanitário para a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

A previsão é de que o pedido seja feito até a sexta-feira. O secretário de Agricultura comemorou a conquista:

– Vai gerar imenso impacto na economia gaúcha. Com a retirada da vacina, o Estado poderá alcançar 70% dos mercados mundiais disponíveis.

Fonte: Gauchazh

ICMBio promove palestra sobre a Apa do Ibirapuitã para produtores rurais de Quaraí

Evento buscou fortalecer o diálogo entre comunidade rural e órgãos ambientais, com foco na conservação e uso sustentável do bioma Pampa. O Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) que administra a  Área de Proteção Ambiental (APA) do Ibirapuitã realizou, na localidade do Paipasso, em Quaraí, uma importante palestra voltada aos produtores rurais do município. A atividade teve como objetivo esclarecer

Kátya Desessards: exemplos reais de sucesso e de lições aprendidas no ESG

Uma reflexão sobre o Certo… No ESG, tudo que a empresa faz precisa ser documentado publicamente. Muitos dirão: “mas isso qualquer empresa faz”. Eu replico: “Realmente deveriam, mas NÃO o fazem”. Entre as regras a serem seguidas e a realidade interna das empresas há um ‘limbo’ — ou até um ‘buraco negro’ — que suga as forças vitais daqueles profissionais ou funcionários que