ter, 9 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Deputado Zucco lança programa “Zona Segura” amanhã em Lajeado

O deputado estadual Tenente-Coronel Zucco estará amanhã (13/8) em Lajeado, no Vale do Taquari, para o lançamento do projeto Zona Segura, idealizado pelo parlamentar. O sistema consiste na instalação de luzes de flash da cor azul – semelhante às usadas em viaturas policiais – junto às câmeras de segurança da cidade que estão interligadas a um centro de um centro integrado de comando e controle regional. O objetivo é utilizar o mecanismo eletrônico para disseminar a sensação de segurança e constranger a afluência de marginais.
“Queremos devolver os espaços públicos ao cidadão de bem que muitas vezes é expulso pelos marginais”, afirma Zucco. Outra meta é alterar o conceito de videomonitoramento fazendo com que as câmeras sejam empregadas para evitar crimes e não para uso pós-ocorrência.
Sistema semelhante foi utilizado com significativos resultados em Londres com o emprego preventivo do sistema de vigilância interligada. Lajeado terá cinco pontos sinalizados e interligados à sala de operações do 22º BPM. Todo o sistema foi implementado a partir de doações. Participarão do evento além do deputado Zucco o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, e o secretário municipal de Segurança Pública, Paulo Locatelli.

ICMBio promove palestra sobre a Apa do Ibirapuitã para produtores rurais de Quaraí

Evento buscou fortalecer o diálogo entre comunidade rural e órgãos ambientais, com foco na conservação e uso sustentável do bioma Pampa. O Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) que administra a  Área de Proteção Ambiental (APA) do Ibirapuitã realizou, na localidade do Paipasso, em Quaraí, uma importante palestra voltada aos produtores rurais do município. A atividade teve como objetivo esclarecer

Kátya Desessards: exemplos reais de sucesso e de lições aprendidas no ESG

Uma reflexão sobre o Certo… No ESG, tudo que a empresa faz precisa ser documentado publicamente. Muitos dirão: “mas isso qualquer empresa faz”. Eu replico: “Realmente deveriam, mas NÃO o fazem”. Entre as regras a serem seguidas e a realidade interna das empresas há um ‘limbo’ — ou até um ‘buraco negro’ — que suga as forças vitais daqueles profissionais ou funcionários que