qua, 15 de outubro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.10.25

Deputado Zucco lança programa “Zona Segura” amanhã em Lajeado

O deputado estadual Tenente-Coronel Zucco estará amanhã (13/8) em Lajeado, no Vale do Taquari, para o lançamento do projeto Zona Segura, idealizado pelo parlamentar. O sistema consiste na instalação de luzes de flash da cor azul – semelhante às usadas em viaturas policiais – junto às câmeras de segurança da cidade que estão interligadas a um centro de um centro integrado de comando e controle regional. O objetivo é utilizar o mecanismo eletrônico para disseminar a sensação de segurança e constranger a afluência de marginais.
“Queremos devolver os espaços públicos ao cidadão de bem que muitas vezes é expulso pelos marginais”, afirma Zucco. Outra meta é alterar o conceito de videomonitoramento fazendo com que as câmeras sejam empregadas para evitar crimes e não para uso pós-ocorrência.
Sistema semelhante foi utilizado com significativos resultados em Londres com o emprego preventivo do sistema de vigilância interligada. Lajeado terá cinco pontos sinalizados e interligados à sala de operações do 22º BPM. Todo o sistema foi implementado a partir de doações. Participarão do evento além do deputado Zucco o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, e o secretário municipal de Segurança Pública, Paulo Locatelli.

En marcha “RoboPampa” 2025 en Rivera

En la jornada de este miércoles 15 de octubre se llevó a cabo la apertura de la “RoboPampa”. Dicha actividad se lleva a cabo en el marco de Robopampa 2025 dónde de llevaron adelante más de 20 talleres de robótica e inteligencia artificial dirigidos a estudiantes de ciclo básico, bachillerato y docentes en diferentes puntos del país, incluyendo actividades previas

Mujer detenida por incumplimiento de medidas cautelares y drogas

Efectivos del Programa de Alta Dedicación Operativa (P.A.D.O.) de la Jefatura de Policía de Rivera concurrieron a la zona de barrio Rivera Chico, donde detienen a una mujer de 26 años de edad, quien poseía dispositivo de monitoreo electrónico (tobillera), y se encontraba incumpliendo medidas cautelares de prohibición de acercamiento por hechos basado en violencia doméstica hacia familiares. En el