qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Vigilância Epidemiológica recomenda não viajar neste Dia dos Pais

Coordenadora destaca que o momento atual não é propício para confraternizações

O Dia dos Pais é uma data conhecida pelas demonstrações de carinho e afeto entre pai e filho, além das clássicas reuniões e por ser em um domingo, o churrasco é quase que garantido. Entretanto, neste ano, a recomendação é que seja um dia de confraternizações à distância, com isso garantindo a saúde do homenageado. Alguns santanenses, ou naturais de outros municípios que fizeram morada na cidade da fronteira, realizam viagens para visitar sua família e passar o segundo fim de semana de agosto em confraternizações e logo após retornam para a cidade. Atualmente, em meio à pandemia, o cuidado dos filhos com seus pais, principalmente os idosos, deve ser redobrado e por isso, a garantia do distanciamento neste Dia dos Pais é fundamental para evitar uma contaminação.

A vigilância Epidemiológica, coordenada por Gabriela Formoso, destaca que não é momento de ser realizado nenhum tipo de aglomeração e que o momento exige cuidados: “Mais do que nunca, devemos manter os cuidados, sabemos que o vírus já é comunitário, ou seja, está em todos os lugares. Então, o melhor é ter o cuidado e evitar viagens e seguir todas as recomendações para evitar um contágio” comenta.

Gabriela destaca também que, infelizmente, a única alternativa para cuidar dos pais é, neste momento, não os visitando e que sejam utilizados meios eletrônicos para vê-los, como aplicativos de bate-papo e/ou ligações. “O nosso principal medo dessas visitas no atual cenário é com os pais mais idosos, pois o vírus, junto a outras comorbidades, pode atingir de forma mais severa os mais velhos. Não temos o que fazer, a recomendação é não visitar, não é o momento de estar fazendo aglomerações, essa é a maior preocupação no momento, não só de quem viaja para ver seus genitores, mas também quem ficará no município”, destaca.

A tecnologia está aí, pronta para ser empregada, no atual momento o cuidado com o próximo é fundamental. Principalmente a família. As orientações devem ser seguidas e se mesmo assim foram feitas visitas aos papais santanenses, que a proteção fale mais alto para que o vírus não cause problemas futuros.

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con