qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Abandono: Lixo e vandalismo na Casa de Davi Canabarro

Na semana passada, o vandalismo registrado na Praça Flores da Cunha, popularmente conhecida como Praça dos Cachorros, revoltou a população da fronteira que utiliza a praça diariamente. Pois bem, mais uma vez a reportagem do Jornal A Plateia acabou registrando mais uma atitude de descanso com o patrimônio público. Desta vez o alvo dos vândalos foi o centro histórico e cultural Casa de David Canabarro onde praticamente todos os bancos que cercam o mausoléu com os restos mortais do general foram quebrados. Além disso uma grande quantidade de lixo foi encontrada no local.

A reportagem entrou em contato com o secretário de cultura, Cristiano Cesarino, que disse que irá solicitar averiguar a situação o mais rápido possível “Nós recebemos essa notícia com tristeza aqui na secretaria porque na semana tivemos aquele episódio na praça dos cachorros e agora  e agora essa da casa de Davi . Fico muito preocupado com essas pessoas insensíveis, porque um povo sem história e que não valoriza o seu passado e esse patrimônio está à margem do esquecimento. Quanto a posição da secretaria a gente vai tomar as providencias para reduzir esses impactos. Nós sabemos que o momento que o município atravessa financeiramente é difícil, mas nós vamos tomar algumas medidas de proteção desses locais e vamos entrar em contato com as entidades para que nos ajudem a proteger esse patrimônio para que algo mais grave não venha acontecer “.

Segundo o secretário em breve deverá ser formado um conselho de cultura com o objetivo de buscar recursos para que venham contemplar e proteger o patrimônio histórico e cultural do município.

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con