seg, 8 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Fiscalização do Comércio está há seis dias sem Coordenador

Fotos: Marcelo Pinto/AP

Há seis dias, o servidor Luan Moreira comunicou ao Executivo Municipal a sua saída do cargo de Coordenador da Fiscalização do Comércio e Postura. Moreira esteve à frente do cargo desde o início de 2020, nomeado pela então prefeita Mari Machado (PSB). Durante sua passagem pela função, ficou responsável por fiscalizar e coibir o descumprimento das medidas preventivas ao Covid-19, impostas através dos decretos municipais.

Entretanto, na última quarta-feira (22), Moreira deixou o cargo à disposição. Segundo o servidor, a sua motivação para deixar o posto está em uma eventual incompatibilidade administrativa, mas destaca que não houve motivação política. Desde então, Sant’Ana do Livramento está sem um responsável pelo setor de fiscalização. Vale lembrar que ainda está em vigência o decreto N°9113, de 2020, o qual, entre outras coisas, autoriza a realização de partidas de futebol e libera o acesso parcial aos parques e praças públicas e privadas.

A assessoria de comunicação da Prefeitura informou que, até o momento, o cargo continua sem nenhum titular. Por enquanto, os servidores responsáveis por integrar as equipes de fiscalização continuam trabalhando por conta. Ainda de acordo com a assessoria, o Poder Público não possui candidatos para assumirem a coordenação.

Kátya Desessards: exemplos reais de sucesso e de lições aprendidas no ESG

Uma reflexão sobre o Certo… No ESG, tudo que a empresa faz precisa ser documentado publicamente. Muitos dirão: “mas isso qualquer empresa faz”. Eu replico: “Realmente deveriam, mas NÃO o fazem”. Entre as regras a serem seguidas e a realidade interna das empresas há um ‘limbo’ — ou até um ‘buraco negro’ — que suga as forças vitais daqueles profissionais ou funcionários que

Unipampa promove a 2ª Jornada Internacional Jurídica em comemoração aos 10 anos do curso de Direito

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está realizando nesta semana a 2ª Jornada Internacional Jurídica, reunindo acadêmicos, professores, egressos e convidados especiais para debater temas relevantes da área. O evento também marca uma data importante: os 10 anos do curso de Direito, autorizado em maio de 2015, e que teve sua primeira aula em 12 de agosto do mesmo ano.