qua, 17 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Do café aos materiais de construção

Nocchi faz parte da história de Santana do Livramento

O Nocchi é uma empresa tradicional de Santana do Livramento. Com 89 anos continua valorizando clientes e funcionários, zelando sempre pelo bom atendimento, motivos de ser referência na fronteira há tantos anos.

O que muita gente não sabe, é que tudo começou como uma indústria de Torrefação e Moagem de Café. Em 1926, o sr. Sétimo Nocchi, italiano, chegou à Livramento e montou a empresa Nocchi & Irmãos. Seus familiares já trabalhavam neste ramo em outra cidade da região.

Primeiramente, a empresa estava localizada na rua Manduca Rodrigues esquina Hugolino Andrade, onde atualmente funciona a Secretaria da Fazendo do município. Em 1931, aconteceu a mudança para a Av. João Goulart esquina Manduca Rodrigues, onde funciona até hoje.

Em conversa com o Caderno Variedades, o filho de Sétimo Nocchi, Enço Morisso Nocchi contou que praticamente nasceu ali.

Em 1932, foi agregado à empresa, o ramo de madeiras e materiais de construção. Em janeiro de 1953, com o falecimento do sr. Sétimo Nocchi, o sr. Enço retornou à fronteira, após um tempo residindo em Porto Alegre, para trabalhar no negócio da família.

O café Nocchi era adorado pela comunidade, servido em eventos sociais, inclusive no Clube Comercial.

Com o falecimento de Sétimo Nocchi, em 1953, o filho Enço abriu mão do seu sonho de exercer medicina para, a partir de julho daquele ano, assumir a empresa do pai. Em 1954, as madeiras e materiais de construção agregados às atividades comerciais acabaram suplantando a torrefação e moagem de café, que foi totalmente extinta em 1970.

Em 1975 nasceu a empresa Nocchi Contruções e Incorporações, que também traçou e ergueu belas construções em Santana do Livramento e Santa Maria.

O Nocchi tem hoje uma grande equipe, sempre pronta para bem atender a todos em uma loja moderna, com amplo showroom. Sendo sempre referência em vendas e produtos de qualidade.

A empresa Sétimo Nocchi está há 89 anos atuando em Sant’Ana do Livramento, contribuindo com o crescimento do município e gerando empregos.

Pela história de luta e perseverança, a família Nocchi é um exemplo de união e força do povo santanense.

Contatos:

Endereço: Av. João Goulart, n° 433

Telefone: 3242 4949

Facebook:Nocchi Materiais de Construção

Por Deputado Zucco: Nota do Líder da Oposição ao Presidente Jair Bolsonaro

  Presidente Bolsonaro, receba neste momento tão difícil toda a nossa energia, nossas orações e a nossa força. Saber do seu diagnóstico, depois de noites de sofrimento, de vômitos, soluços, falta de ar, pressão baixa, nos parte o coração. Mas também nos move a reforçar ainda mais o quanto o senhor é amado e respeitado por milhões de brasileiros. A

Senador Hamilton Mourão cumpre agenda no Rio Grande do Sul com visitas institucionais e encontros em Canoas e Porto Alegre

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) estará em agendas oficiais nos dias 18 e 19 de setembro, passando pelos municípios de Canoas e Porto Alegre. As atividades envolvem visitas a empresas, instituições sociais e de ensino, além de encontros com representantes de órgãos municipais.   Dia 18 de setembro – Canoas   A agenda se inicia às 14h, com visita à