sex, 25 de julho de 2025

Variedades Digital | 19 e 20.07.25

Sindicato diz não concordar com reforma da previdência

Projeto propõe reajuste previdenciário com alíquota de 14%

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sant’Ana do Livramento disse ser contrário à proposta da reforma previdenciária que tramita na Câmara de Vereadores. José da Silva reconheceu que o projeto protocolado pelo prefeito Ico Charopen (PDT) é uma consequência do que foi aprovado no Congresso Nacional, no ano passado, mas destacou que os servidores não estão conformados.

A proposta encaminhada pelo prefeito à Câmara tem um reajuste de 11 para 14% na alíquota previdenciária. O executivo argumenta que, caso não passe essa reforma, o município pode perder os repasses federais, como a compensação previdenciária.

Para o presidente do Sindicato, o projeto aprovado seria mais uma perda aos servidores. “Nós somos totalmente contrários a esse projeto. Recebemos uma reposição de 2,4% e agora vamos ter esse aumento de alíquota de 3%. Nós não estamos conformados com essa situação, pois de um tempo para cá nós só temos perdas”, afirma Silva.

Na próxima semana, os sindicatos e associações empresariais devem ser convidados a falar no Legislativo Municipal, antes da votação que pode acontecer até sexta-feira (31). José Silva garante que, se a matéria passar, eles devem entrar judicialmente. “Temos outros casos parecidos que a justiça anulou a votação, vamos fazer o mesmo”, argumentou.

Foto: Arquivo-Prefeitura/Ascom

Operación “BIFIDUS” con varios allanamientos y detenidos en Rivera

Investigación llevada adelante por parte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional de Uruguay (DIPN) Regional Norte El escenario policial en el departamento de Rivera continúa mostrando una intensa actividad delictiva, dónde en esta oportunidad los integrantes de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional de Uruguay (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo de inteligencia policial realizada,