O Rio Grande do Sul terá uma política de atenção à oncologia pediátrica a partir da aprovação – por unanimidade (54×0) – hoje (22/7) do projeto de lei do deputado Tenente-Coronel Zucco. O principal objetivo da iniciativa é aumentar os índices de cura e a melhoria da qualidade de vida de pacientes come câncer entre zero e 19 anos.
Para Zucco, o projeto representa uma conquista de crianças e adolescentes portadores da doença e seus familiares. “Queremos agilizar o diagnóstico e o tratamento dos pacientes. A parceria do Instituto do Câncer Infantil (ICI) foi fundamental para a elaboração deste projeto, abrangente e viável. É um dia de grande significado para milhares de famílias gaúchas”, acrescenta.
Para o Superintendente do ICI, Algemir Brunetto, a aprovação representa agilidade no encaminhamento, tanto de casos suspeitos quanto com diagnóstico confirmado da doença para os centros especializados do nosso Estado. “O resultado disso, com certeza, será o aumento do índice de cura da doença. Nesse momento histórico, o ICI agradece aos deputados pela aprovação do projeto de lei”, afirma.
O projeto assegura o tratamento diferenciado, universal e integral às crianças e adolescentes portadores de câncer, através de um modelo de assistência integral da rede de atendimento de saúde. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, trata-se da primeira causa de morte por doença na faixa etária zero a 19 anos no Brasil, gerando forte impacto para milhares de famílias.
Ao contrário do que ocorre com adultos, o câncer em crianças não tem fatores de risco, como sedentarismo, tabagismo ou álcool. A detecção e o tratamento precoce aumentam significativamente a possibilidade de cura. A OMS calcula que anualmente ocorram cerca de 300 mil novos casos de câncer infantojuvenil.
Gilberto Jasper / Jornalista do Gabinete do Deputado Zucco