qua, 19 de março de 2025

Variedades Digital | 15 e 16.03.25

Previsão de frio e pouca chuva para a segunda metade de Julho

Os níveis das barragens seguem muito baixos para áreas produtoras de arroz. Embora nos últimos dias muito tenha sido noticiado sobre chuvas fortes, tempestades e enchentes, associados a passagem de dois ciclones extratropicais sobre o Rio Grande do Sul, o fato é que a atuação desses sistemas se concentrou mais sobre o Norte do Estado e, portanto, as chuvas fortes não atingiram as regiões de arroz do Sul e Oeste gaúchos.

Segundo informações de produtores da região, a estimativa é que as barragens tenham em média apenas 30% da sua capacidade de armazenamento. O sinal de alerta acendeu para os rizicultores em relação ao risco de este ano não recuperarem plenamente os níveis das barragens, no momento que não foram beneficiados com as fortes chuvas de julho que assolaram o Estado. Em curto prazo, não há expectativa de reversão desse quadro.

As previsões para o restante de julho e para agosto não são muito favoráveis para ocorrerem chuvas fortes nas áreas produtoras de arroz do Sul e Oeste do Rio Grande do Sul. Nesta semana, especificamente, o tempo fica mais seco e mais frio, por causa de uma massa de ar polar que não consegue se deslocar muito e é logo empurrada para o oceano. Um bloqueio atmosférico se instala no Oceano Pacífico e deve também prender as chuvas mais sobre o Uruguai e áreas adjacentes.

CONFIRA A PREVISÃO PARA AS SEIS REGIONAIS
Fronteira Oeste

Uma onda de frio avança nesta semana e derruba as temperaturas da região, com formação de geadas amplas na terça (14) e quarta-feira (15). Posteriormente, frio diminui e temperatura sobe. Na quinta-feira (16), áreas de instabilidade levam pancadas de chuva passageiras e de baixo acumulado à parte da Fronteira Oeste. Tempo segue seco posteriormente por período prolongado, por causa do bloqueio atmosférico no Oceano Pacífico.

Campanha

Uma onda de frio avança nesta semana e derruba as temperaturas da região, com formação de geadas amplas na terça (14) e quarta-feira (15). Posteriormente, frio diminui e temperatura sobe. Tempo segue seco sobre a região da Campanha na maior parte da semana. Deve voltar a chover de forma fraca e com baixo acumulado no fim de semana, mas a maior parte da chuva ficará presa no Uruguai, por conta de um bloqueio atmosférico no Oceano Pacífico.

Bloco “Os Reais” retorna às avenidas no Carnaval 2025 para celebrar 30 anos de história

Em 2025, o tradicional bloco carnavalesco “Os Reais” retorna às avenidas para celebrar seus 30 anos de existência. Em entrevista exclusiva ao Jornal A Plateia, Carla, filha de um dos fundadores do bloco, o senhor Lula, compartilhou um pouco da trajetória dessa agremiação que conquistou o coração dos foliões ao longo das décadas. Fundado em 2 de janeiro de 1995,

Instituto Pietro

Há seis anos, o Instituto Pietro nasceu com a missão de levar esperança a quem precisa de um transplante de medula óssea. Desde então, mobiliza milhares de pessoas para a doação, ajuda a salvar vidas e oferece suporte a pacientes e famílias. Cada novo doador cadastrado é a prova de que a solidariedade transforma realidades. E essa história continua sendo

Instituto Pietro

Hoje, o nosso anjo Pietro estaria completando 36 anos. Mas a vida dele foi interrompida pela falta de um doador compatível a tempo. Ele não teve a segunda chance que tanto esperávamos… e essa dor nos acompanha todos os dias. É por isso que nossa luta nunca para. Para que nenhum outro pai, nenhuma outra família, precise sentir o vazio