qua, 7 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Secretaria Municipal de Educação destaca preocupação sobre um possível retorno das aulas

Foi realizado na manhã desta segunda-feira (13), no salão nobre do palácio Moysés Vianna, uma coletiva de imprensa sobre a Secretaria Municipal de Educação, na qual destacou projetos que serão levados para alunos da zona urbana e rural de Livramento. Durante sua explanação, a secretária Rosemary Silva, destacou alguns projetos que sua pasta está realizando neste momento de pandemia.

O destaque principal foi dado no encerramento da coletiva sobre um possível retorno das aulas, Rosemary, ressaltou que não é somente um ambiente desinfectado que é necessário para o retorno e sim outros pontos como: Adequar planos pedagógicos; Acompanhar possíveis efeitos psicológicos decorrentes do isolamento e da quarentena; Retorno gradual/escalonado; Ensino híbrido (mescando ensino presencial com ensino online) e Busca ativa, para evitar o aumentos de casos de evasão escolar.

Projetos apresentados

Um dos projetos apresentados foi o “Baú Educativo”, visitando aluno por aluno, em suas casas, no mínimo uma vez por semana, mediante a utilização do veículo de transporte escolar , com a presença de um professor e um colaborador (todos devidamente orientados, usando máscara, luvas e álcool gel 70%) realizando a entrega de atividades escolares de maneira mais acessível, confiável e assertiva, tanto para os alunos , como para os pais (todo o material será devidamente embalado em kits, tomando todos os cuidados no manuseio e higienização).

“Comitê de Operações de Emergência destinado à educação”, A Prefeitura implantou o Centro de Operações de Emergência Municipal (COE), destinado para a educação, com a finalidade de analisar os planos de contingência para um futuro retorno gradativo do ensino no município. A implantação segue orientações da Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação do Estado, que instituiu a criação destes centros no âmbito Estadual – COE-E, no âmbito do Município – COE Municipal e na estrutura das instituições de ensino – COE-E Local, conforme a Portaria conjunta SES/SEDUC/RS Nº 01/2020 que dispõe sobre as medidas de prevenção, monitoramento e controle ao novo coronavírus (COVIS-19) a serem adotadas por todas as instituições de ensino no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul. Para o cumprimento do disposto, os estabelecimentos educacionais deverão seguir os seguintes passos: Cada instituição de ensino deverá construir seu COE-E Local. Deverá ser formado, no mínimo, por um representante da direção da instituição de ensino, um representante da comunidade escolar ou acadêmica e um representante da área de higienização; As instituições privadas e comunitárias também deverão ter uma representação no COE Municipal; Todas as instituições deverão elaborar o Plano de Contingência para prevenção, monitoramento e controle. O Plano de Contingência, deverá ser remetido à Secretaria Geral de Governo, na Prefeitura Municipal, A/C do servidor Antônio Amaral, a fim de análise e aprovação, pelo COE Municipal, no caso das instituições privadas e comunitárias do município. Para as instituições do Sistema de Educação Municipal (Escolas da rede de educação municipal e escolas infantis privadas), estes planos deverão ser encaminhados para a secretaria de educação do município, A/C do Comitê Pró Ações de enfrentamento a Pandemia do novo Coronavírus na educação municipal.

Outro destaque foi o projeto “Cuidando do educador”, onde é realizado periodicamente salas de bate papo de educadores com a psicóloga da secretaria, com o intuito de amparar emocionalmente aqueles educadores que se sentirem necessitados, entre outros projetos como cartazes explicativos, sanitização de escolas, criação de plataforma digital de ensino, criação de um site específico para a Secretaria de Educação, entre outros.

Reportagem, texto e foto: João Victor Montoli

 

Llamado a interesados a presentar lista en el Círculo Policial de Rivera

La Comisión Electoral del Círculo Policial de Rivera comunica a su masa social y convoca a interesados para presentar listas para las próximas elecciones a llevarse a cabo el 29 de mayo del año en curso. Según información periodística que posee A Plateia en español, indica que el plazo para la presentación de listas vence el lunes 12 de mayo

Se inauguró la nueva sede de la Fundación Pérez Scremini en Rivera

En la jornada de este martes 6 de mayo se llevó a cabo la inauguración de la sede de la Fundación Pérez Scremini en la ciudad de Rivera, la cual se encuentra ubicada en la intersección de calles Dr. Migliaro y César Mayo Gutiérrez en la zona de barrio Insausti, cercano a plaza de Los Dragones y al Hospital de

MAYO AMARILLO 2025: “Movilidad Humana – Responsabilidad Humana” en la frontera Rivera – Livramento

Como ocurre cada año en las instalaciones de la intendencia Departamental de Rivera se llevó a cabo la presentación de las actividades programadas para el “Movimiento Internacional Mayo Amarillo 2025”, en su edición número 12. Para este año 2025, el lema utilizado es: “Movilidad Humana – Responsabilidad Humana”. El programa Mayo Amarillo es un movimiento a nivel mundial cuyo objetivo