qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Senegalês encontra carteira com dinheiro e aciona BM para devolver ao dono em Caxias do Sul

“Tudo que meu trabalho não me der, ou que não vem de Deus, não vou querer, não é meu…”

Em um momento de crise financeira, onde milhares de pessoas buscam auxílio do governo, inclusive indevidamente, um senegalês deu exemplo de caráter e honestidade em Caxias do Sul. O estrangeiro, Kama Lo, de 31 anos encontrou uma carteira contendo R$ 815,00 e acionou a Brigada Militar (BM) para localizar o dono. O proprietário, o agricultor Rudimar Montemezzo, de 38 anos, foi encontrado pelos policiais, que marcaram o encontro para a entrega da carteira, com o dinheiro e todos os documentos pessoais, na tarde desta sexta-feira (10/7).

O senegalês, está há sete anos na cidade, possui quatro filhos no país de origem, divide um aluguel de cerca de R$ 1 mil e atualmente trabalha como vendedor ambulante, para enviar dinheiro para à família. Durante a entrega da carteira ele afirmou: “Tudo que meu trabalho não me der, ou que não vem de Deus, não vou querer, não é meu”.

O agricultor, que havia feito o saque do dinheiro pouco antes de perder a carteira, chegou carregado de produtos coloniais para o novo amigo. O dono da carteira agradeceu à honestidade e o bom exemplo do senegalês, os dois trocaram endereços nas rede sociais e o agricultor entregou uma recompensa em dinheiro.

O Sd. Osnei, da Cavalaria do 12º Batalhão de Policia Militar, um dos policiais acionados, que permaneceu com a carteira e se mobilizou para localizar o agricultor e organizar o encontro para que o próprio Senegalês fizesse a entrega, mesmo de folga, acompanhou a ação.

Abaixo você confere imagens da entrega da carteira perdida:

Texto/Fotos: Sd. Jackson Cardoso

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con