qui, 4 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Livramento deve receber 10 novos respiradores

O acordo sanitário e epidemiológico que prevê ações na área de abrangência da fronteira entre os municípios de Livramento e Rivera foi tema da reunião por videoconferência, transmitida com exclusividade pela TV A Plateia, nesta semana. A reunião, coordenada pelo deputado Frederico Antunes, contou com a participação do governador Eduardo Leite e do ministro da Saúde do Uruguai, Daniel Salinas. Assinado no dia 26 de junho, é o primeiro convênio entre países latino-americanos para o enfrentamento ao coronavírus.

O plano foi apresentado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). O governador Eduardo Leite reiterou a disposição do Estado em seguir trabalhando em parceria no combate ao coronavírus. “A doença não reconhece fronteiras estabelecidas em papel, e a vida das pessoas que vivem praticamente na mesma cidade, com interações diárias nas rotinas, tampouco reconhece essa divisão”.

O líder do governo na Assembleia e presidente da Comissão do Mercosul, deputado Frederico Antunes, presidiu o encontro, que contou com a participação do presidente da Assembleia, deputado Ernani Polo. Antunes destacou que um exemplo prático do convênio é a ampliação da testagem dos gaúchos. O governo uruguaio fornecerá insumos para a realização de exames RT-PCR parceria com universidades do Rio Grande do Sul. “Quando há vontade política, se avança e se realiza uma integração real e prática, num momento dificílimo para o mundo inteiro. Esta é uma reunião histórica para o nosso parlamento”, disse Frederico.

Durante o encontro, a secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann, anunciou que Livramento deve receber, nos próximos dias, 10 respiradores para o Hospital Santa Casa de Misericórdia do município. Já a intendente de Rivera e o ministro da saúde do Uruguai confirmaram que os cidadãos de Livramento, se necessário, serão atendidos nas unidades de saúde de Rivera.

Justiça suspende uso do herbicida 2,4-D na Campanha e alerta para riscos à fruticultura

Uma decisão da Vara do Meio Ambiente determinou a suspensão temporária do herbicida hormonal 2,4-D na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. A medida, assinada pela juíza Patrícia Antunes Laydner, atende a uma preocupação antiga de agricultores e pesquisadores, devido à deriva da substância — que pode alcançar lavouras a até 30 quilômetros de distância — e aos

General Hamilton Mourão através do X

O Senhor Celso Amorin não resistiu aos seus mais primitivos instintos viscerais e teve que ir à China para assistir uma parada militar nos velhos moldes stalinistas. Confira a publicação completa no link abaixo: CLIQUE AQUI E CONFIRA