qui, 10 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Gre-Nal no Uruguai? O que a Conmebol pensa sobre Libertadores em sede única

Gre-Nal foi o último jogo antes da paralisação da Libertadores Mateus Bruxel / Agencia RBS
Gre-Nal foi o último jogo antes da paralisação da Libertadores Mateus Bruxel / Agencia RBS

Segundo jornalista, o governo uruguaio deseja receber os jogos da principal competição de clubes da América do Sul

Na manhã desta segunda-feira (6), o jornalista de GaúchaZH, Eduardo Gabardo publicou em sua coluna que o Uruguai estaria em conversações com a Conmebol para se candidatar a sede dos restantes dos jogos da Copa Libertadores da América de 2020 caso a competição fosse retomada. Com isso, um dos jogos que aconteceria em solo uruguaio seria o Gre-Nal de volta da primeira fase da competição. Confirma a matéria na integra.

EDUARDO GABARDO – GauchaZH

Durante o mês de maio, começaram a surgir as primeiras especulações sobre a possibilidade de a Libertadores ser concluída em sede única, por causa das dificuldades de voos entre os países da América do Sul com a pandemia do coronavírus.

Na última semana, as informações se intensificaram por causa da movimentação do governo do Uruguai para tentar receber o restante da Libertadores. A ideia surgiu através de reuniões entre Ignacio Alonso, presidente da Associação Uruguaia de Futebol, e integrantes do primeiro escalão do governo do país. A ideia já tem o apoio do presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou, e foi levada ao presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez.

Durante o final de semana, conversei com alguns diretores da Conmebol. A tentativa do Uruguai foi confirmada. E mais do que isso, outros países, como o Paraguai, também se movimentaram para tentar receber os jogos da Libertadores e Copa Sul-Americana.

Mas a questão é que, pelo menos por enquanto, a Conmebol não trabalha com esta ideia. A avaliação segue a mesma: realizar a Libertadores em sede única é inviável. Seria necessário levar 32 times para um país, com estrutura de hotéis, campos de treinamentos e estádios para dezenas de jogos.

A entidade permanece trabalhando com o objetivo de retomar a Libertadores com o mesmo formato de disputa. E, para isso, está disposta a esperar até o final do ano, mesmo que para isso seja preciso concluir a competição somente nos primeiros meses de 2021.

Esta é a posição hoje. Mas eu não descartaria, se a situação do combate ao coronavírus não evoluir até o final do ano, a possibilidade de mudança de ideia. Se isto ocorrer, poderemos ter um Gre-Nal no Uruguai na fase de grupos da Libertadores.

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade. Então é inadmissível que o governo Lula possa ter a pachorra de dizer que foram pegos de surpresa… Ora, o Brasil não tem uma embaixada nos EUA? O Brasil não tem uma ABIN? Em verdade, o Brasil do governo Lula III, conspirou abertamente contra o

General Hamilton Mourão através do Instagram

O vídeo divulgado pelas redes oficiais do governo Lula, em que áreas da Ucrânia são anexadas à Rússia, viola por completo o equilíbrio que sempre pautou a diplomacia brasileira. O conteúdo deixa claro como o governo de turno “enxerga” as relações internacionais. Alguém deve alertar o presidente Lula da máxima: um país não tem amigos, mas interesses.