qua, 30 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Vestibular online segue em toda a Urcamp

Os interessados em ingressar em um dos cursos oferecidos pela Graduação I da Urcamp ainda podem realizar o processo seletivo on-line, em uma plataforma segura. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da Instituição de Ensino Superior, urcamp.edu.br.
Os candidatos podem optar por utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ao invés de fazer a prova de redação da Urcamp. Mesmo assim, é necessária a inscrição prévia do candidato, com a nota do Enem e os dados pessoais. Assim, a Instituição consegue validar a nota através do acesso ao site do Ministério da Educação.
Para quem não conta com nota do Enem, o vestibular é a forma de ingressar na instituição. As provas são realizadas em uma plataforma com ambiente seguro – após a inscrição, o candidato recebe um link no e-mail para fazer a prova on-line.

Atividades intensas em plataformas digitais

Para quem acredita que a pandemia e o distanciamento social dificultam ou impedem a realização normal das atividades normais, os alunos da Urcamp apontam que elas seguiram de forma virtual durante todo o semestre. Além das videoaulas e palestras, a III Mostra de Projetos Integradores mostra o resultado de projetos reais trabalhados durante o semestre entre os alunos a partir de demandas da comunidade, com aplicabilidade no atual momento. “Nós ficamos muito emocionados, tivemos 150 projetos no semestre trabalhado em todos os Campi. As empresas, associações e clubes de serviços colocaram na nossa plataforma as suas demandas e os nossos alunos apresentaram os resultados, isso é muito gratificante e entendemos que representa muito na formação dos nossos alunos”, revela o vice-reitor da Urcamp, Fábio Paz. Para quem quer fazer parte dessa rede de educação, qualificação e ações em benefício da comunidade, a Urcamp dispõe de programas e benefícios que auxiliam o ingresso do estudante, como Fies e ProUni, com graduações custeadas pelo Governo Federal. Além disso, a Instituição dispõe de créditos e financiamentos próprios, como CREDIES, FUNDACRED e FIPRES, além do Crédito Universitário do Banrisul.

Francisca Harden

No coração da segurança pública, uma mãe que inspira e protege dentro e fora de casa

Judicialização da política é alvo de crítica: “O STF tem sido provocado por partidos que instrumentalizam a Justiça”, diz líder da oposição

Em coletiva concedida após a reunião de líderes da Câmara dos Deputados, o líder da oposição, deputado federal Zucco (PL-RS), reforçou a crítica sobre a crescente judicialização da política brasileira, destacando a preocupação com o uso recorrente do Supremo Tribunal Federal (STF) como instância de pressão política por parte de partidos. “É contraditório reclamar da atuação do STF, quando são