qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

ASPA encontra égua com ferimentos e a resgata

Animal estava com ferimento nas patas e subnutrido

Uma égua foi encontrada pela Associação Santanense Protetora dos Animais (ASPA), próximo ao CTG Jaime Caetano Braun, no Bairro Divisa. Os protetores a localizaram após diversas mensagens na página da associação, o animal estava com a pata ferida.

Juliana Lemos, porta voz da associação destacou como encontraram o animal, o tratamento, sua busca por um novo lar e o destaque para a localização dos seus donos, que segundo eles, o animal estava perdido: “Fazia alguns dias que ela andava ali. Na quarta-feira (24), eu fui lá para ver e realmente estava bem ruim a patinha dela, o ferimento parecia ter acontecido com arames que se enrolaram na pata, nós conseguimos atendimento com a veterinária Débora Nogueira, que a medicou e já estávamos procurando um lar temporário ou até mesmo um espaço definitivo para ela. Encontramos uma chácara, seria adoção e até já estava organizado o transporte, que tinha que ser um reboque. Nesta quinta-feira (25), fomos para levá-la, quando chegamos, havia um pessoal ali com ela, quando os questionei, eles informaram que eram os donos, que moravam em Rivera e que fazia tempo que estava perdida.

Mesmo com os donos levando o animal medicado, Juliana ficou com o contato dos rapazes para verificar a situação de perto: “Eu fiquei com o contato deles para ficar monitorando, porque lá em Rivera a gente daqui não tem o que fazer. O caso dela estava todo encaminhado, gostaria que ela tivesse ido para a Chácara, porque seria muito bem cuidada, mas enfim, não deu tempo”, conta.

O animal retornou para os seus donos na cidade de Rivera e está sendo monitorado pela ASPA.

João Victor Montoli
[email protected]

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con