sáb, 16 de agosto de 2025

Variedades Digital | 16 e 17.08.25

Mediação empresarial já está disponível também em Sant´Ana do Livramento

A iniciativa é resposta do Poder Judiciário gaúcho à crise econômica decorrente da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Já está disponível no portal do Tribunal de Justiça do RS (TJRS) acesso ao Centro Virtual de Mediação Empresarial, alternativa inédita de resolução de conflitos aberta a empresários, sociedade empresariais e demais agentes econômicos de qualquer porte interessados na renegociação de dívidas, questões societárias e outras demandas. De acordo com a Juíza Titular da 2ª Vara Civel em Sant´Ana do Livramento, a medida deverá facilitar a tomada de decisões de muitos empresários santanenses que estão em situação delicada diante do volume de dívidas acumuladas com credores e fornecedores. Para a magistrada Carla Palhares, a medida também deverá favorecer a retomada do giro de recursos que atualmente estão paralisados sem que os devidos pagamentos sejam efetuados e impossibilitando também a credores acelerar o fluxo de valores no mercado. “Eliminar etapas e trazer a mediação para os empresários antes mesmo de recorrer às ações judiciais é extremamente vantajoso. Isso elimina gastos e as consequências de um longo processo, mesmo por que o judiciário não vai conseguir abraçar todas as demandas recorrentes disso”, disse a Juíza. No ambiente de mediação, diferente do ambiente de disputa judicial, tudo é sempre feito de maneira mais pacífica sem que o estado tenha que intervir. “Acho que isso vem para ficar”, disse ela. Ao ser questionada sobre a adesão dos empresários, Carla Palhares disse que a divulgação já está sendo feita no âmbito da comarca. “Agora vamos entender todo esse processo”, afirmou. Carla Palhares disse ainda que é um recurso muito grande que está deixando de circular nessas dívidas. “É difícil de mensurar mas, pela vara cível, se pode ter uma ideia de alguns milhões”, frisou. O diálogo aberto e sincero é um ambiente que a mediação proporciona. “Imagino que, dependendo do prazo, grande parte dessas demandas podem ser solucionadas. O que impossibilita um grande acordo é o fato das pessoas já estarem armadas com as suas defesas prontas. Em um ambiente assim é difícil que as pessoas consigam conversar e não raras as vezes a gente olhando o processo e ouvindo as partes percebe-se que ambos querem a mesma coisa mas, o ambiente não proporciona isso. Então, na mediação, essa cultura, o ambiente, a forma como é tratado deixa as pessoas mais abertas a negociar, ofertar prazos e descontos em negócios de toda monta”, esclareceu. A iniciativa é resposta do Poder Judiciário gaúcho à crise econômica decorrente da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

Serviço

O acesso ao serviço incialmente se dá pelo link https://wls.tjrs.jus.br/methisweb/pre-atendimento, e a solicitação terá processamento pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) do Foro Central de Porto Alegre. A imagem nessa matéria identifica o acesso pelo site do Tribunal. Empresas de todo o estado estão habilitadas.

ÚLTIMO MOMENTO: Encuentran una granada en una casa en Tranqueras

En la jornada de este viernes 15 de agosto las autoridades policiales se encontraban realizando un trabajo de inteligencia policial con el objetivo de poder aclarar el brutal homicidio ocurrido en la ciudad de Tranqueras, en el cual un hombre de 26 años de edad fue asesinado mediante disparos de arma de fuego y posteriormente incendiaron la vivienda en la

Nova escola de educação infantil no Armour, em Sant’Ana do Livramento

O setor da educação em Sant’Ana do Livramento passará por uma ampliação nos próximos meses com o início da construção de uma nova escola de educação infantil, localizada no bairro Armour. A iniciativa faz parte do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, e representa um passo significativo para o fortalecimento da rede municipal de ensino. A