qui, 10 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Acordo Binacional de combate ao COVID-19 deve ser firmado nesta sexta

Na noite desta quinta-feira (18), durante o programa #ResenhaLivre no Facebook do jornal A Plateia, o deputado Frederico Antunes (PP), líder do governo na Assembléia Legislativa, confirmou que a assinatura do acordo binacional entre Brasil e Uruguai está prevista para acontecer na tarde desta sexta-feira (19). Se aprovado, o tratado prevê que haja um espelhamento das medidas de combate ao COVID-19 entre de Sant’Ana do Livramento e Rivera, podendo ser ampliado para outras cidades fronteiriças.

A formalização deve se dar a partir das 14h30 em uma videoconferência convocada pelo Ministério da Saúde do Brasil. Estarão presentes na reunião, além dos representantes do Ministério da Saúde, o embaixador do Brasil no Uruguai, Antônio Simões, representantes da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul e o deputado Frederico Antunes, como presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembléia Legislativa.

Na oportunidade, o texto do acordo, já aprovado pelo governo uruguaio, será apreciado pelas autoridades estaduais e federais e a expectativa é de que o documento seja aprovado pela comissão. Caso o parecer seja favorável, na próxima semana o acordo é encaminhado para o Ministério das Relações Exteriores e já estará apto para ser firmado pelo Ministério da Saúde do Brasil, o governo do estado do Rio Grande do Sul e o Ministério da Saúde do Uruguai.

 

Texto: Murilo Alves

Foto: Marcelo Pinto/AP

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade. Então é inadmissível que o governo Lula possa ter a pachorra de dizer que foram pegos de surpresa… Ora, o Brasil não tem uma embaixada nos EUA? O Brasil não tem uma ABIN? Em verdade, o Brasil do governo Lula III, conspirou abertamente contra o

General Hamilton Mourão através do Instagram

O vídeo divulgado pelas redes oficiais do governo Lula, em que áreas da Ucrânia são anexadas à Rússia, viola por completo o equilíbrio que sempre pautou a diplomacia brasileira. O conteúdo deixa claro como o governo de turno “enxerga” as relações internacionais. Alguém deve alertar o presidente Lula da máxima: um país não tem amigos, mas interesses.