sex, 5 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Livramento cumprirá a bandeira vermelha

Prefeito Ico Charopen (PDT)

O prefeito Ico Charopen (PDT) anunciou que Sant’Ana do Livramento vai cumprir a bandeira vermelha. Um novo decreto será publicado ainda nesta segunda-feira (15) para discriminar o que poderá funcionar com a nova determinação imposta pelo governo do Estado. “Tomamos a decisão: se a bandeira é vermelha ou preta, cumpra-se. É verdade que nós estaremos juntos no manifesto da Fronteira Oeste (para contestar). Nesse primeiro momento nós vamos cumprir, mas depois discutiremos (a determinação)”, explicou o prefeito Ico ao Jornal A Plateia.

No sábado (13), o governador Eduardo Leite (PSDB) anunciou que Sant’Ana do Livramento e toda a região de Uruguaiana estavam entrando na bandeira vermelha, impondo restrições mais severas. Entre as determinações da bandeira vermelha está a manutenção da abertura dos estabelecimentos que vendem itens essenciais, com apenas 50% dos trabalhadores. Os demais locais de comércio devem ficar fechados.

No domingo (14), houve uma reunião liderada pelo prefeito Ico e pelo presidente da Câmara, Romário Paz (MDB), com a participação dos médicos, empresários e vereadores. Ico determinou que Livramento não seguiria a bandeira vermelha, mas voltou atrás na manhã de hoje, orientado pela sua procuradoria, depois que o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, disse que estava buscando a responsabilização dos prefeitos por crime de descumprimento de medida sanitária determinada pelo Estado para impedir a propagação de doença contagiosa.

O Governador Eduardo Leite (PSDB) recebeu o deputado Frederico Antunes (PP), no Palácio Piratini

Nesta manhã de segunda, o líder do governo, deputado Frederico Antunes (PP) se reuniu na com o governador Eduardo Leite, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Durante o encontro ficou acertada a realização na tarde de hoje de videoconferência com  representantes das Associações de Prefeitos das quatro regiões que tiveram mudança para a “bandeira vermelha”  no programa de Distanciamento Controlado do RS, atualizado durante o fim de semana. O Ministério Público também será convidado a participar da reunião.

A expectativa dos prefeitos é que tentar reverter a situação da bandeira vermelha para a laranja, apresentando os dados de cada município. Sant’Ana do Livramento tem apenas dois pacientes internados na ala Covid, da Santa Casa do município. Um já testou positivo para o coronavírus, o outro aguarda o resultado.

Rodrigo Evaldt | [email protected]

Búsqueda “desesperada” en Uruguay de 2 menores “secuestrados” por su padre

Los menores fueron retirados a la fuerza por su padre desde su hogar, ubicado en calle Santa Rita Nº 1126, barrio Hipódromo de la ciudad de Mercedes, el miércoles 3 de setiembre Francisco vestía un pantalón de pijama azul con puños blancos, sin más datos disponibles. Alfonsina vestía un pantalón negro con corazones y un buzo blanco, sin más datos

Auditora do TCE-RS é selecionada para integrar conselho da ONU

  A auditora de controle externo Andréia de Oliveira dos Santos, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), foi selecionada para integrar o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU), colegiado responsável por fiscalizar a aplicação de recursos destinados a fundos e programas da organização internacional. Andréia, com graduação em Ciências Atuariais e experiência consolidada

Justiça suspende uso do herbicida 2,4-D na Campanha e alerta para riscos à fruticultura

Uma decisão da Vara do Meio Ambiente determinou a suspensão temporária do herbicida hormonal 2,4-D na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. A medida, assinada pela juíza Patrícia Antunes Laydner, atende a uma preocupação antiga de agricultores e pesquisadores, devido à deriva da substância — que pode alcançar lavouras a até 30 quilômetros de distância — e aos