O objetivo dos programas é apoiar tecnicamente os empresários neste momento de retomada
O Sebrae RS está sempre buscando estar ao lado dos empreendedores gaúchos e neste momento delicado não seria diferente. Para isso foi criado o PROGRAMA EMERGENCIAL DE RECUPERAÇÃO EMPRESARIAL. Este Programa é uma iniciativa do Sebrae para apoiar tecnicamente os empresários neste momento de retomada. Foi criado a partir de uma pesquisa realizada com empresários do RS, onde foi apontado por eles dois fatores críticos na gestão: – estratégia de novos negócios; – gestão do fluxo de caixa.
Na unidade do Sebrae em Livramento que fica localizada Rua dos Andradas, 483, são fornecidas todas as informações e orientações para os MEI’s, entregando materiais e passo a passo quando necessário. No Sebrae são oportunizados, aos empresários de MEI, ME e EPP, cursos e consultorias especializados que apoiam a gestão dos negócios.
A partir disso, o Sebrae desenvolveu dois pacotes emergenciais de Consultorias subsidiados em 90% pelo Sebrae:
– Pacote Essencial FINANÇAS: 24h de consultorias na área financeira, online, individuais por empresa. Além das reuniões das consultorias, este pacote contempla mentorias online coletivas, semanais, no portal Sebrae, para interação e tira dúvidas com especialistas em diversos temas.
– Pacote Essencial ESTRATÉGIA: para empresas que necessitam criar novos produtos e serviços para o negócio; 20h de consultorias na área de modelagem do negócio, online, individuais por empresa. Além das reuniões das consultorias, este pacote contempla mentorias online coletivas, semanais, no portal Sebrae, para interação e tira dúvidas com especialistas em diversos temas.
Com 90% de subsídio Sebrae, esses pacotes emergenciais saem menos de R$ 300,00 para o empresário.
Além deste Programa, o Sebrae conta com outras consultorias em gestão, e disponibiliza um Portal com soluções GRATUITAS como: cursos, e-books, vídeos, lives, ferramentas, palestras, enfim, materiais que podem apoiar os empresários. O acesso é através do link: www.sebraers.com.br/ao seu lado.
Cabe destacar que, tanto o Programa Emergencial quanto as consultorias em gestão e o Portal, estão disponíveis para os MEIS, ME e EPP.
Na cidade, ainda existe a sala do empreendedor, na Secretaria Municipal da Fazenda, a qual é responsável pelo atendimento naqueles processos que o MEI não consegue realizar diretamente no portal oficial: www.portaldoempreendedor.gov.br, como por exemplo: abertura da empresa, emissão de guias, declaração anual, alteração de cadastro, enfim, é na SALA que são realizados os procedimentos. Atualmente o horário de atendimento da sala do empreendedor é das 8h ao meio dia, de segunda a sexta.
Matias Moura
[email protected]