ter, 18 de março de 2025

Variedades Digital | 15 e 16.03.25

I.E.E Liberato Salzano Vieira completa 70 anos nesta sexta

Em 12 de junho de 1950, Sant’Ana do Livramento passava a contar com mais uma instituição de ensino. Isso porque era inaugurado o Instituto Estadual de Educação (I.E.E) Professor Liberato Salzano Vieira. Carinhosamente apelidado de Estadual, a escola é uma das mais populares da cidade e conta com ilustres egressos, como os jornalistas Kenny Braga e Carlos Urbim, que também foi escritor.

Em seu corpo docente,  teve presentes o professor e autor do hino do município, Agapito Prates Paulo, também o atleta e radialista Rubens Mandarino e a professora de língua portuguesa, Conceição Aquino Machado. Completando as homenagens, a professora Dirce Rubim resolveu prestar a sua homenagem à instituição. Abaixo você confere o texto:

No ano em que o grande Instituto Estadual de Educação Professor Liberato Salzano Vieira da Cunha completa setenta anos, fazendo história em nosso município, sua família lhe presta homenagens em reconhecimento à sua grandiosidade! Todos que fizeram ou fazem parte desta escola tão especial, com certeza receberam ensinamentos que marcaram suas vidas e auxiliaram a delimitar as trajetórias pessoais e profissionais percorridas. Meus vinte e sete anos de magistério público estadual foram cumpridos, exclusivamente, no “Estadual”, fato que me enche de orgulho! Estar na direção da escola em tempos tão difíceis é desafiador, porém, quando se ama o que se faz buscamos superar as dificuldades e driblar os problemas com criatividade e doação. Mesmo vivendo em um mundo em que no momento nos é estranho, onde não nos reconhecemos atrás de máscaras e protocolos impostos por um vírus, vamos festejar a vida e honrar à todos que contribuíram para escrever a história deste educandário que formou ilustres santanenses. Um abraço família Liberato! Minha devoção e reconhecimento ao gigante “Estadual”!

Fotos: Marcelo Pinto/AP

Brasilero con profusos antecedentes penales fue detenido con droga en Rivera

En el marco del constante combate al micro tráfico de estupefaciente en la ciudad de Rivera, personal de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, tras realizar tareas de inteligencia logró la detención de un vehículo con matricula brasileña. En el momento de la detención el vehículo en cuestión era conducido por un individuo de nacionalidad