Com uma média de 2 incidentes por dia, corporação orienta população a ter cuidado no manuseio de fogões, lareiras e aquecedores
Quem não gosta de ficar com a casa bem quentinha durante os dias de frio? Para isso lareiras, fogão a lenhas, e aquecedores são uma ótima pedida. Mas é necessário ter cautela no seu manuseio com esses apetrechos para assim evitar tragédias como queimaduras ou incêndios. Para isso o Corpo de Bombeiros sempre orienta as pessoas a manter os canos de lareiras limpas regularmente, evitar deixar o fogo acesso durante a noite ou em períodos que não tenha nenhuma pessoa responsável por perto.
Segundo o Sargento Emerson do 10º Batalha de Bombeiro de Sant’ana do Livramento, somente no mês de maio foram 71 chamadas para a central, destas, muitas envolvendo princípios de incêndio causados por descuidos.” Neste mês de junho nós já temos 6 atendimentos. Infelizmente estas ocorrências acontecem. No caso das lareiras, é necessário que as pessoas confiram isolamento dela na porte do cano que esquentar bastante. Principalmente se é uma lareira antiga ela precisa passar regulamente por manutenção. No caso dela ser nova, acompanhar a instalação de perto e verificar se não tem fios, parte de madeira ou forro encostando no metal, pois com o aquecimento dessas superfícies pode acontecer um princípio de incêndio nesse local”.