seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

“Diminuiu uns 60% as vendas” diz empresário do ramo de Lanches

As microempresas tem sentido no bolso o impacto financeiro causado pela pandemia. Menor circulação de turistas estão entre os fatores apontados.

Se grandes empresas de vários ramos estão fechando as suas portas devida crise, imagina a situação vivida pelos microempresários que pedem dos ganhos diários para sustentar as suas famílias. Da venda corpo a corpo com o cliente. Pois é neste caso o cenário é mais complicado ainda pois com as medidas impostas pelos decretos de isolamento social afastaram as pessoas das ruas, e no caso de Livramento e Rivera afugentaram também os turistas que vinham comprar na fronteira.
Proprietário de uma van de cachorro-quente e trabalhando há mais de 9 anos, seu Leonardo Vitor Cócaro diz que que a situação está bastante complicada pois a circulação de pessoas em torno do Parque Internacional onde ele tem o seu negócio, diminuiu bastante desde o início da pandemia. – Neste momento as vendas estão em queda porque não há movimento. Só no dia de cobrança do benefício da caixa que aumenta a venda de lanche. Outro problema é que agora não tem turista. Diariamente eram 6 ou 7 ônibus estacionados aqui ao lado e agora sumiram. Mas a gente entende o motivo que é uma questão de saúde” comenta.
A situação adversa fez o microempresário se adaptar ao momento com redução de custos e de gastos para melhor atender os clientes. Além disso, ele comenta que disponibiliza para as pessoas álcool em gel e que cumpre as medidas de afastamento na fila. “Outra questão são os usuários do transporte coletivo que vinha no centro de ônibus e sentavam na praça, muitos deles são nossos clientes mas agora precisam ficar em casa. Mas a gente vai se adequando, a gente colocou álcool em gel, controla a fila não tem cadeiras e mesas. É comprar e levar para comer em outro local.
O microempresário deixa um recado para a população santanense. “A diminuição do consumo é por causa da pandemia. Mas cada cidadão precisa fazer a sua parte, usar a máscara e colaborar para que isso passe logo. Quanto mais a gente fiz a nossa parte isso irá passar mais rápido. A grande maioria das pessoas estão conscientes, ainda mais aquelas que vem comprar aqui. Elas estão com a máscara, chegaram e já pedem álcool gel. Então vamos colaborar para essa pandemia passar logo.

Matias Moura
[email protected]

Confira a programação da casereada no galpão da Praça General Osório

A Associação Tradicionalista de Sant’Ana do Livramento (ATSL) promove de 15 a 19 de setembro a Casereada Artística e Cultural, evento que integra a programação da Semana Farroupilha 2025. A iniciativa, com entrada gratuita, acontecerá no Galpão da Praça General Osório e tem como objetivo celebrar a cultura, a arte e a tradição gaúcha. A programação inclui uma variedade de

“Pescó” un cohete militar en el arroyo Mangueras en Rivera

Un insólito hecho se registró en horas de la tarde de este pasado sábado 13 de setiembre en el departamento de Rivera. Según información periodística que posee A Plateia en español, en dicha ocasión un hombre se encontraba pescando en el arroyo Manguera, ubicado a la altura del kilómetro 72.200 de Ruta 28 en el interior del departamento de Rivera,