qua, 9 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Afastado do cargo, Ico não consegue retornar ao comando

O prefeito Ico acompanhou a votação no plenário, ao lado do seu procurador, o ex-deputado João Luís Vargas (Foto: Marcelo Pinto/AP)

O prefeito afastado Ico Charopen (PDT) não conseguiu tomar posse nessa segunda-feira (25), na Prefeitura de Sant’Ana do Livramento. Conforme o Jornal A Plateia adiantou na noite de domingo (24), a defesa do pedetista estava fazendo um movimento para o que seria o retorno de Ico ao Palácio Moysés Vianna.

Nesta segunda, a presidente do PDT santanense, vereadora Maria Helena Duarte, e o advogado do prefeito, o ex-deputado João Luís Vargas, foram até a procuradoria municipal solicitando à procuradora-geral do município o termo de posse para que Ico assinasse, o que não aconteceu.

A procuradora Carla Saraiva explicou que a Procuradoria Jurídica do Município não tem acesso aos autos do processo de afastamento de Ico do seu cargo e, por esta razão, os advogados do município não tinham conhecimento dos prazos judiciais para o retorno dele. “Expliquei que o retorno do Prefeito Ico, por segurança jurídica, deverá ocorrer mediante uma manifestação judicial”, afirmou Saraiva.

Segundo o que corre nos bastidores, Ico e sua defesa tem como base a data da renovação do afastamento por 60 dias, feita no dia 25 de março. Ou seja, terminaria no domingo. Porém, conforme adiantado ontem, o promotor de justiça Antônio Képes informou, por meio de sua assessoria, que o prazo de afastamento é até o dia 27 de maio.

General Hamilton Mourão através do Instagram

O vídeo divulgado pelas redes oficiais do governo Lula, em que áreas da Ucrânia são anexadas à Rússia, viola por completo o equilíbrio que sempre pautou a diplomacia brasileira. O conteúdo deixa claro como o governo de turno “enxerga” as relações internacionais. Alguém deve alertar o presidente Lula da máxima: um país não tem amigos, mas interesses.

Sidônio não aparece na Câmara e foge de explicações sobre campanha digital de ataques ao Congresso

  O líder da Oposição na Câmara dos Deputados, deputado federal Zucco (PL-RS), cobrou nesta quarta-feira (9) explicações do ministro Sidônio Palmeira, chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, sobre o uso político e ideológico da SECOM para atacar adversários e alimentar a polarização nas redes sociais com verba pública. Sidônio era esperado na Câmara, mas não