dom, 7 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Programa Binacional reúne autoridades no Parque Internacional

A manhã de quinta-feira, dia 14, ficou marcada pelo anúncio do Programa Binacional de Conscientização e Prevenção ao Coronavírus (COVID-19). Tendo como palco o Parque Internacional, a ação reuniu autoridades brasileiras e uruguaias que abordaram as ações e medidas que devem ser adotadas em ambos os lados da fronteira nesta nova etapa do combate à doença.

Durante a apresentação do Programa, a Prefeita Mari Machado (PSB) e a Intendente Departamental de Rivera, Alama Galup, debateram sobre os desafios que ambas as cidades. A representante de Rivera destacou a ampla extensão da faixa de fronteira entre os dois países, o que facilita o grande fluxo de pessoas diariamente.

Já Mari Machado falou sobre a chegada de seis mil testes do COVID-19 que deve acontecer nas próximas semanas. Em um primeiro momento seriam testados os profissionais da saúde, os servidores da Santa Casa de Misericórdia da cidade, o agentes da fiscalização e da Vigilância Epidemiológica.

Para os próximos meses também estão previstos outros estudos sobre o impacto do Coronavírus em Livramento. Vale lembrar que na madrugada desta quinta, o município registrou o primeiro óbito causado pela doença. Ainda em sua fala, Mari disse que não descarta retomar o lockdown caso a situação volte a se agravar no município.

Do lado brasileiro também esteve presente o Secretário Municipal de Saúde, Sérgio Aragon. No lado uruguaio, a bancada era composta ainda pelo Ministro de Saúde Pública Dr. Julio Daniel Salinas Grecco e o Subsecretário do Ministério de Defesa, Coronel da Reserva Elgue do Campo.

 

Texto: Murilo Alves

Foto: Marcelo Pinto/AP

Oposição alerta: Brasil não é Irã e não pode seguir rumo à corrida nuclear

A Oposição recebe com enorme preocupação e indignação a declaração feita pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, de que o Brasil “pode precisar de defesa nuclear, caso o mundo continue como está”. O Brasil é signatário do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares (TNP) e, ao longo de décadas, construiu uma posição internacional sólida de utilizar a energia